Chega em 2025. Novo Audi A4 será apenas elétrico

Os dias do Audi A4 com motor de combustão estão contados, já que o novo modelo será apenas elétrico e chega em 2025. A marca alemã...

Os dias do Audi A4 com motor de combustão estão contados, já que o novo modelo será apenas elétrico e chega em 2025. A marca alemã vai continuar a disponibilizar um modelo com combustão, mas sob a designação A5.

Após três décadas de vida, o Audi A4 vai passar a ser elétrico a partir de 2025, enquanto a versão de combustão irá receber a designação A5, ao abrigo da nova estratégia da marca relativa à designação dos modelos, a qual prevê a inclusão de números nos elétricos.

O futuro A4 vai ter um design semelhante aos outros membros da família de veículos elétricos da Audi que utilizam a plataforma PPE, desenvolvida em conjunto com a Porsche. Isto significa que terá projeções curtas, uma carroçaria longa e esguia, assim como amplas superfícies vidradas. O novo A4 e-tron será proposto em duas carroçarias: berlina e station-wagon (Avant).

À semelhança do Q6 e-tron vai receber as mais recentes tecnologias para veículos elétricos, designadamente uma bateria com capacidade útil de 100 kWh, localizada entre os eixos. Como a altura do A4 e-tron será inferior e a carroçaria mais esguia do que do SUV Q6, a autonomia deverá ser superior a 640 quilómetros em vez dos 600 quilómetros.

LEIA TAMBÉM
Em Portugal. Audi vai tornar-se numa marca elétrica antes de 2030

O Audi A4 e-tron terá arquitetura de 800V, que permitirá carregar até a uma potência de 270 kW e recuperar até 250 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos.

O A4 e-tron deverá estar disponível com tração traseira ou integral, sendo que neste caso a potência estimada dos dois motores elétricos será de 400 cv. Está igualmente prevista uma versão S4 e-tron, que na variante mais potente terá 517 cv.