Com o mercado automóvel europeu a virar-se, cada vez mais, para a Mobilidade Elétrica, a Audi tomou já a decisão de transformar dois dos seus modelos mais importante, o A4 e o A6, em propostas exclusivamente elétricas. E ainda durante esta década.
A decisão foi revelada pelo próprio CEO da Audi, Markus Duesmann, numa entrevista à publicação alemã Manager Magazin, citada pela T3N. Ainda que com o mesmo responsável a salientar que, o fim dos motores de combustão, nos dois modelos, só deverá acontecer lá mais para 2030.
De resto, Duesman também assume que, a próxima geração, quer do A4, quer do A6, deverão chegar em 2023, ainda com motores de combustão, embora incluindo já versões elétricas ou eletrificadas.
No entender do CEO da Audi, os híbridos plug-in são uma tecnologia já obsoleta, não acreditando, sequer, que os governos possam continuar a apoiar, por muito mais tempo, este tipo de veículos. Ainda para mais, salienta, quando os elétricos puros continuam a ganhar adeptos, todos os dias.
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Ainda assim e embora defenda, para a Audi, uma transição rápida para o Veículo Elétrico, Duesmann também reconhece que, na próxima geração dos modelos, não faltará uma versão híbrida plug-in.
Project Artemis EV mais acessível?
Recorde-se que, a par destas evoluções, a Audi está igualmente a trabalhar no Project Artemis EV, projecto que visa dar origem a um futuro modelo topo de gama, 100% elétrico. Mas que, defende Markus Duesmann, não deverá ser posicionado acima do atual A8 ou até mesmo mais alto que o SUV Q7.
Afirmações que leva a pensar que, o futuro modelo, pode vir a ser uma proposta mais acessível, ao invés de um modelo porta-estandarte. Algo que, no entanto, só deverá desvendado em 2024, ano para o qual está prevista a apresentação da versão de produção.
Contudo e ainda antes disso, a Audi tem previsto dar a conhecer o concept do modelo, durante o Salão Automóvel de Munique, o qual deverá substituir, o Salão de Frankfurt, já no próximo Outono.
A Audi decidiu colocar Alex Hitzinger, o anterior responsável máximo pelo departamento de tecnologia de condução autónoma, no seio do Grupo Volkswagen, à frente do Project Artemis. Hitzinger também trabalhou no projecto automóvel da Apple.
Perante esta escolha, o mais certo é que o veículo que vier a resultar do Project Artemis, venha a contar com tecnologia de ponta, também no domínio dos sistemas de assistência à condução.