Dando continuidade à ofensiva de eletrificação dos seus modelos, a Audi acaba de lançar, em Portugal, duas novas versões híbridas do popular Audi A3 Sportback: 45 TFSIe S Line e 40 TFSIe. Propostas com consumos mais contidos, possibilidade de utilização em modo exclusivamente elétrico, e preços a partir de 38.300 Euros.
Recorrendo, em ambos os casos, ao mesmo motor de combustão a gasolina de quatro cilindros 1.4 litros turbo de 150 cv e 250 Nm, a versão híbrida plug-in 45 TFSIe S Line anuncia uma potência conjunta - motor térmico + motor elétrico integrado na caixa automática S tronic de seis velocidades - de 245 cv e 400 Nm de binário, valores que permitem a esta proposta acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos, assim como atingir a velocidade máxima de 232 km/h.
Tendo na base do sistema elétrico uma bateria de 13 kWh, o Audi A3 Sportback 45 TFSIe consegue anunciar um consumo de combustível, ainda segundo a norma NEDC, entre 1,4 e 1,5 l/100 km, o que corresponde a emissões de CO2 entre as 31 e as 34 gramas por quilómetro. Sendo que, fazendo uso da possibilidade de circulação em modo exclusivamente elétrico, o Audi A3 Sportback 45 TFSIe S Line consegue, igualmente, fazer até 63 quilómetros em modo 100% elétrico, desde que não ultrapassando os 140 km/h.
Quanto à versão menos potente, 40 TFSIe, recorre à mesma base técnica, da qual faz parte um motor elétrico a anunciar 80 kW (109 cv) e 330 Nm de binário, para garantir uma potência total de 204 cv de potência e 350 Nm de binário, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h em fazer-se em 7,6 segundos, ao passo que a velocidade máxima surge fixada nos 227 k/h.
LEIA TAMBÉM
Com 63 km elétricos. Audi A3 Sportback PHEV vê potência aumentar para 245 cv
Tanto uma, como outra versão, carregam as baterias, no máximo, a 2,9 kW, o que se traduz num carregamento de zero até 100% da bateria, em cerca de cinco horas. Neste caso, recorrendo a uma tomada doméstica convencional.
Suspensões à medida e quatro modos de condução
Com ambas as versões a apresentarem ajustes de suspensão específicos para garantir um equilíbrio perfeito entre conforto e dinamismo, a ajudar igualmente ao desempenho, surge um sistema de quatro modos de condução, pensado em prol da eficiência.
Deste, fazem parte um modo de condução totalmente elétrico (EV), utilização primária do motor de combustão para manutenção do índice de carga da bateria ('hold'), modo de carregamento da bateria ('charge'), e, finalmente, o modo híbrido ('hybrid'), o qual procura garantir a interação mais eficiente e inteligente entre os dois tipos de motorização.
Nos modos de "Battery hold" ou "Battery charge", as versões híbridas plug-in do A3 Sportback levam a que o motor a combustão e o motor elétrico dividam o trabalho, de forma inteligente, dependendo da situação e da preferência do condutor.
Para uma utilização exclusivamente elétrica e zero emissões, o condutor apenas tem de pressionar o botão EV, podendo controlar, igualmente, outras funções, através do display central do MMI. Ou então, através da caixa de velocidades S tronic com seis relações, sem esquecer a possibilidade de parametrizar a condução do automóvel, segundo as preferências do momento, através do sistema Audi drive select.
Com painel de instrumentos (também) 100% digital
Além do ecrã táctil do sistema de info-entretenimento MMI, as versões PHEV do Audi A3 Sportback dispõem, ainda, de um painel de instrumentos 100% digital, do qual fazem parte um indicador da potência total do sistema e do modo de condução, além de informações adicionais, como o estado de carga da bateria e a autonomia restante.
Já no carregamento, o sistema e-tron realiza a gestão do processo, recorrendo a uma unidade operacional que inclui um cabo de ligação ao automóvel e dois cabos de ligação à rede elétrica, para tomadas domésticas ou industriais. Sendo que o serviço Audi e-tron Charging, permite aceder, segundo a marca dos quatro anéis, a mais de 150.000 postos de carregamento públicos dispersos por toda a Europa.
Equipamento de topo
Além de um visual exterior musculado, as novas versões TFSIe do A3 Sportback prometem, ainda, um nível de equipamento muito completo, do qual faz parte o ar condicionado automático com duas zonas de regulação, o Audi smartphone interface (com compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay), carregamento de telemóveis por indução e faróis LED, entre outros.
Já a versão 45 TFSIe S line, acrescenta o toque mais desportivo das versões S line, nomeadamente, através da inclusão de maxilas de travão pintadas a vermelho, vidros traseiros escurecidos, pacote negro com inserções em preto e jantes de liga leve com 17 polegadas. Já no interior, destacam-se os bancos dianteiros desportivos.
Como opcionais, a Audi propõe os faróis Matrix LED com luzes dinâmicas de curva, sistema que integra uma assinatura luminosa digital feita por 15 elementos de LED, que geram uma forma de 'E', o símbolo dos modelos híbridos plug-in.
A partir de pouco mais de 38 mil euros
Em Portugal, as duas novas versões híbridas plug-in do compacto Audi A3 estão disponíveis com preços a partir de 38.300 Euros, valor pedido pela motorização 40 TFSIe.
Já a variante mais potente, 45 TFSIe S Line, é proposta com um preço de arranque de 40.107 Euros.