Audi A3 Sportback PHEV chega com mais potência e autonomia

As versões híbridas plug-in do Audi A3 Sportback passam a oferecer mais potência, uma autonomia em modo elétrico até 141 quilómetros e dispõem de capacidade para receberem carregamentos em corrente contínua até 50 kW. Comercialização já arrancou em Portugal, sendo os preços conhecidos.

A gama A3 da Audi foi reforçada com a introdução de duas novas versões híbridas com bateria recarregável externamente, denominadas Sportback 40 TFSI e e 45 TFSI e, que não só são mais potentes e eficientes do que as antecessores, como proporcionam uma maior autonomia em modo elétrico, a qual pode chegar aos 141 quilómetros.

Os novos A3 Sportback 40 TFSI e e 40 TFSI já estão disponíveis para encomenda em Portugal, estando disponíveis a partir de 45 810 euros e 49 446 euros, respetivamente.

Aquelas novas versões estão equipadas com o novo motor 1.5 TFSI evo2 que tem uma taxa de compressão mais elevada do que o anterior 1.4 TFSI. Na variante 40 TFSI e oferece uma potência de 150 cv e um binário de 250 Nm, aumentando aqueles valores para 177 cv e 250 Nm na mais desportiva 45 TFSI e.

A linha motriz inclui ainda um motor elétrico integrado na caixa S tronic de seis velocidades com uma potência de 115 cv e um binário de 330 Nm.

Melhores prestações

Assim, o A3 Sportback 40 TFSI e anuncia uma potência combinada de 204 cv e um binário de 350 Nm e de 272 cv e 400 Nm na variante 45 TFSI e. A tração é assegurada pelas rodas dianteiras.

No que se refere a prestações, a Audi reivindica uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 7,4 segundos e uma velocidade de ponta de 225 km/h para a versão de entrada do A3 Sportback híbrido plug-in, enquanto na mais desportiva é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 237 km/h.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de alta voltagem, cuja capacidade bruta quase duplicou relativamente à antecessora para 25,7 kWh. A capacidade útil é de 19,7 kWh. As suas 96 células prismáticas, divididas em quatro módulos, armazenam quase 50% mais energia do que antes.

Graças à química otimizada das células e a uma melhor embalagem, a quantidade de carga dos módulos é agora de 73 em vez de 37 amperes-hora, a nova bateria permite percorrer até 141 quilómetros em modo elétrico, segundo o ciclo WLTP. A Audi adianta que um circuito de arrefecimento dedicado garante que a temperatura da bateria se mantenha sempre na faixa ideal.

Diferentes modos de condução

À semelhança de outros híbridos plug-in estão disponíveis vários modos de condução e propulsão. O arranque é sempre elétrico, até -28 °C. O condutor pode dar prioridade à condução elétrica com o botão EV no painel de controlo ou selecioná-lo no MMI, o que permite ao veículo funcionar como modelo totalmente elétrico.

No modo "Auto Hybrid", o modo de condução principal, o motor de combustão e o motor elétrico partilham o trabalho de forma inteligente – condução puramente elétrica a baixas velocidades, com o motor TFSI a ter prioridade a velocidades mais altas e, frequentemente, ambos os motores juntos.

Dependendo da situação, o A3 Sportback TFSI e pode rodar à vela, recuperar energia – tanto em aceleração como em travagem – ou aproveitar a potência conjunta do motor elétrico e da unidade a combustão. Além disso, o sistema de gestão híbrida mantém o nível de carga da bateria constante para poupar energia elétrica suficiente para uso posterior, por exemplo, em zonas urbanas.

Recuperação através de patilhas

O A3 Sportback TFSI e vem equipado com patilhas atrás do volante que permitem regular a intensidade da travagem regenerativa. A Audi esclarece que durante a travagem, o motor elétrico pode recuperar até 43 kW de potência.

Pela primeira vez, um híbrido plug-in da Audi pode receber cargas em corrente contínua com uma potência de até 50 kW, permitindo ao A3 Sportback TFSI recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em menos de uma hora.

Por outro lado, é igualmente possível carregar em corrente alterna, numa wallbox ou em estações com carregamento trifásico de até 11 kW. O processo demora 2h30m. O cabo Mode 3 é de série.