Depois do hatchback, o sedan. Eis o mais recente elemento da nova família Audi A3, acabado de apresentar, e que, junta a uma estética exterior de muito sex-appeal, novas motorizações micro-híbridas de 48V, que são também uma das maiores novidades em toda a gama A3.
Impulsionada pelo sucesso alcançado com a primeira geração, a Audi reafirma a estratégia já aplicada, dando à nova geração A3, um sedan - mais precisamente, a segunda geração do três volumes que protagonizou um excelente desempenho comercial, deste o seu lançamento, em 2013.
LEIA TAMBÉM
Audi A3 desvendado. Sofisticação é arma para apontar a Classe A e Série 1
Quanto à nova geração agora apresentada, utiliza a mesma plataforma MQB do hatchback, embora ligeiramente esticada, e que veio trazer, tal como no hatchback, um ligeiro crescimento no comprimento - 4,5 m é a distância de ponta a ponta do novo A3 Sedan, o qual mantém, assim, a distância entre eixos de 2,63 m.
Face ao hatchback, este novo três volumes tem mais 150 mm no comprimento, além de 45 litros mais, na bagageira. Ou seja, 425 litros.
Ainda no exterior, além de um visual ainda mais coupé e de uma melhor aerodinâmica (0.25, menos 0.4 que na geração anterior), fruto de traseira mais alta, um difusor maior e aletas elétricas na grelha frontal a direccionar o ar consoante as necessidades, destaque, igualmente, para outras novidades, como a introdução de uma assinatura luminosa à frente, composta por 15 LEDs em cada óptica.
Interior renovado
Passando ao interior do habitáculo, um ambiente em tudo decalcado do estreado no novo Audi A3 hatchback, no qual o desaparecimento da quase totalidade de botões físicos, é o aspecto mais marcante. Sendo que, até mesmo o comando da caixa de velocidades automática, se tornou mais pequeno e discreto.
Fortemente digital, sobressai, assim, não somente um painel de instrumentos 100% digital de 10,25", como também funcionalidades como um sensor de volume do som que reage a movimentos do dedo feitos no ar. Além de um sistema de infotainment que, com o seu novo ecrã táctil de 10,1", promete uma capacidade 10 vezes melhorada, face à geração anterior. Oferecendo serviços como a possibilidade de integração de um total de seis perfis, hot-spot wi-fi, dados do trânsito em tempo real, e emparelhamento Apple CarPlay e Android Auto.
Motorizações idênticas às do hatchback
Como motores, o A3 Sedan disporá das mesmas motorizações estreadas com o hatchback, a começar, pelos mesmos dois gasolinas e um diesel: 1.5 TFSI de 150 cv, 2.0 TDI de 116 cv e 2.0 TDI de 150 cv. Todas elas disponíveis, tanto com caixa manual de seis velocidades, como com transmissão automática de sete relações... e todas elas apenas com tracção dianteira.
No entanto e no caso específico das gasolinas, a possibilidade de disfrutar de tecnologia híbrida de 48V, ajuda importante na obtenção de consumos mais baixos.
Já para Abril
O novo Audi A3 Sedan deverá iniciar a comercialização ainda este mês de Abril, com as primeiras unidades a serem entregues no Verão.