Design, interiores, motores… Audi A3 ganha ampla atualização e até um crossover!

A Audi acaba de apresentar uma profunda atualização do A3, a estrear novo design, interiores e motores... além de um inédito Allstreet!

Atualmente em dos modelos da marca de Ingolstadt com futuro incerto, o Audi A3 não deixa, ainda assim, de tentar acompanhar a evolução dos tempos. Nomeadamente, através de uma ampla atualização agora divulgada, a abarcar design, interiores e até motores. Assim como um inédito A3 Allstreet!

Presente no mercado desde 1996, embora a presente quarta geração apenas tenha chegado em 2020, o Audi A3 está, neste momento, a meio daquele que deverá ser o seu ciclo de vida e, para já, sem qualquer garantia de sucessão ou continuidade nas formas atuais.

No entanto e porque o momento da decisão final ainda não terá chegado, a Audi decidiu atualizar a sua proposta para o segmento dos compactos premium, renovando-lhe não apenas a imagem, que assim adopta uma estética mais desportiva, mas também tornando-o mais confortável e digital. Tudo isto, culminando com com o lançamento de uma inovadora variante de aspecto allroad, concebida para enfrentar os maus caminhos… em cidade.

O Audi A3 renovado
O Audi A3 renovado

Assim e começando pelo A3 standard, que continuará a estar disponível tanto na variante Sportback, como Limousine, destaque para uma nova grelha frontal Singleframe, mais plana e larga, acompanhada de novas e generosas entradas de ar laterais, spoiler dianteiro e novo pára-choques traseiro com difusor. Elementos que ganham preponderância nas novas tonalidades metalizadas Verde District e Vermelho Progressive, com o A3 a estrear, igualmente e pela primeira vez, a cor Cinzento Daytona com acabamento mate, assim como e com um total de quatro diferentes assinaturas digitais de luzes diurnas; desde que, claro está, quando equipado com faróis LED e Matrix LED.

LEIA TAMBÉM
Vinte novos modelos até 2025. Audi agenda substituto EV do A3 para 2027

Relativamente à nova versão A3 Allstreet, a diferenciação surge não somente através de uma grelha Singleframe própria e, neste caso, com acentuação vertical, a procurar alinhar o modelo com a família 'Q', mas também devido à presença de três ranhuras no spoiler (dianteiro) e difusor (traseiro), a procurarem dar a ideia da existência de uma placa inferior de protecção. E que, a exemplo da maior altura ao solo (+30 mm), resultado de molas/amortecedores com afinação específica, mas também das jantes de 17" (contra 16" do A3 standard) e das barras de tejadilho, são exclusivas deste crossover.

Mais equipamento, mais digitalização

Já no habitáculo, o qual foi igualmente revisto no âmbito desta atualização, dando origem a uma consola central redesenhada, nova manete da caixa de velocidades, novas saídas de ar e até nova iluminação interior (através do MMI, é possível seleccionar entre 30 cores), as diferenças entre o A3 e a versão Allstreet surgem no acesso ao interior, mais fácil no crossover, mas também na posição de condução, mais alta na versão a estrear. Sendo que ambos dispõem de uma capacidade de carga inicial situada nos 380 litros, mas que também chegar aos 1200 litros mediante o rebatimento do banco traseiro.

O interior do A3 Allstreet replica o ambiente (renovado) do A3
O interior do A3 Allstreet replica o ambiente (renovado) do A3

Com um equipamento de série renovado, nomeadamente, através da inclusão de um volante multifunções de três raios em pele, ar condicionado, pacote de luzes ambiente e apoio de braço central dianteiro, nota, ainda, para a aposta feita na digitalização, através do fornecimento de vários serviços connect, funções 'on demand' e uma loja de aplicações, mas também da presença do Audi Virtual Cockpit, carregador indutivo de smartphone, duas entradas USB-C à frente e duas atrás, rádio digital DAB+ e um ecrã táctil de 10,1".

Este último, a poder alojar um opcional sistema MMI navigation plus, além de um smartphone interface, com Apple CarPlay e Android Auto. Funcionalidade que a marca alemã propõe 'on demand', ou seja, ativado por apenas um mês, ou, por um, dois, ou três anos, já que é pago à parte, tal como acontece com o cruise control adaptativo, assistente de máximos e até mesmo a possibilidade de expandir o sistema de ar condicionado de série, para uma versão mais evoluída, com duas zonas de conforto.

Já no capítulo das ajudas à condução, a presença de tecnologias como o Audi pre sense front, o sistema de prevenção de colisões e o aviso de saída da faixa de rodagem, mas também o cruise control adaptativo e o assistente ativo de faixa de rodagem. Sendo que, em cidade, o sistema Park Assist com Park Assist Plus ajuda o condutor a estacionar e a sair dos lugares de estacionamento.

Audi A3 Allstreet
Audi A3 Allstreet

Chega no segundo trimestre

Com chegada prevista à Europa durante o segundo trimestre de 2024, o renovado Audi A3 deverá apresentar-se aos clientes, inicialmente, com uma motorização 30 TFSI, sinónimo de um quatro cilindros 1.5 litros a gasolina de 85 cv, equipado com tecnologia Mild Hybrid e caixa automática S tronic de sete velocidades. A que se seguirá, pouco depois, a versão a gasóleo 35 TDI, com 150 cv de potência e caixa S tronic de sete velocidades.

Posteriormente, chegarão mais motorizações a gasolina e gasóleo, assim como uma versão híbrida plug-in, lá mais para o final do ano.

Finalmente e quanto a preços, só deverão ser conhecidos mais perto da data de lançamento.

Audi A3 Limousine
Audi A3 Limousine