Embora ainda sem confirmação oficial, os sinais estão aí: a Audi pode estar a preparar uma variante elétrica do novo A1, para lançar dentro de um ou dois anos. Será?
Até aqui sem quaisquer sinais de que tal pudesse vir a ser uma realidade, as suspeitas surgiram, a partir do momento em que a Audi registou um pequeno número de unidades do A1, equipadas com um sistema de propulsão 100% elétrico.
LEIA TAMBÉM
Novo Audi A1 só terá motores a gasolina
O futuro modelo, que poderá vir a ser o elemento mais recente - e pequeno! - da ainda jovem família e-tron, deverá ter por base a nova plataforma para veículos elétricos do grupo Volkswagen, denominada Modular Electric Drive, ou MEB. E que será utilizada em praticamente todos os modelos de dimensões pequena e média, daquele que é, actualmente, o maior construtor mundial.
Ainda de acordo com as últimas informações, o A1 e-tron poderia surgir com uma autonomia a rondar os 320 quilómetros.
No entanto e apesar dos rumores surgidos na Alemanha, também existem especialistas a defenderem que, este pequeno lote de unidades A1 registadas e equipadas com propulsão exclusivamente elétrica, poderão não passar de protótipos de desenvolvimento, cuja tecnologia será posteriormente aplicada num outro futuro modelo Audi, com carroçaria distinta.
Uma intenção há muito assumida
Seja qual for a versão correcta, a verdade é que, não é de agora, que a Audi trabalha num pequeno utilitário 100% elétrico.
Ainda em 2010, a marca de Ingolstadt deu a conhecer, no Salão Automóvel de Genebra desse mesmo ano, um A1 e-tron híbrido plug-in, equipado com um pack de baterias de 12 kWh, um motor elétrico de 75 kW, e um extensor de autonomia baseado num motor Wankel de 254cc.
Três anos depois, a Audi apresentou uma variante elétrica melhorada deste mesmo A1 e-tron, equipado com uma bateria de 13,3 kWh e um motor elétrico de 85 kWh.