Lançado em 1974 como sucessor do pequeno e robusto NSU, o Audi 50 foi o primeiro modelo compacto da marca dos quatro anéis e serviu de base para o Volkswagen Polo. Atualmente assinala-se o 50º aniversário do lançamento do compacto da marca dos quatro anéis
Com o objetivo de completar a gama de modelos do Audi 80 e Audi 100, os engenheiros da marca de Ingolstadt receberam a missão de desenvolver um modelo de acesso que fosse compacto, moderno e versátil.
O trabalho de desenvolvimento do projeto do futuro Audi 50 teve início em 1970, já que aquele modelo deveria ser o sucessor do pequeno e robusto NSU, cuja produção estava prestes a terminar.
Segundo reza a história, os seus criadores tiveram o propósito de desenvolver um automóvel com o "tamanho certo para os imperativos de hoje", como se pode ler no manifesto de design do Audi 50.
O elemento chave para o sucesso foi o motor de colocação transversal porque possibilitou a criação de um automóvel com um comprimento de 3,49 metros, mas, que mesmo assim, tinha um habitáculo relativamente espaçoso.
Lançado em duas versões
Pesando apenas 685 quilos, este modelo foi lançado em duas versões, ambas equipadas com motor de 1,0 litros: Audi 50 LS, que alcançava uma velocidade máxima de 142 km/h, e Audi 60 LS, que já chegava aos 152 km/h.
A versão de 50 cv utilizava gasolina normal, mas a versão de 60 cv, mais potente, necessitava de gasolina super. Em 1977, esta última variante foi substituída por um motor de 1300 cc recentemente desenvolvido, que funcionava com gasolina normal.
A responsabilidade do design do Audi 50 foi confiada a Hartmut Warkuß, que já tinha desenhado o Audi 80, tendo criado uma forma delicada e intemporal em torno do conjunto construído por Ludwig Kraus.
Apresentado à imprensa internacional na Sardenha no verão de 1974,o Audi 50 foi planeado e desenvolvido inicialmente em Neckarsulm e mais tarde no Desenvolvimento Técnico de Ingolstadt e foi construído na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg.
Até 31 de março de 1975, tinham saído das linhas de montagem de Wolfsburg 43 002 unidades do Audi 50, altura em que também começou a produção do Volkswagen Polo, modelo que era estruturalmente semelhante.
Percursor do Volkswagen Polo
A produção do Audi 50 cessou no verão de 1978, tendo, ao todo, sido fabricadas 180 828 unidades. A partir de então, a Audi concentrou-se em automóveis de gama média e alta.
LEIA TAMBÉM
Sabia que a Mercedes já foi dona da Audi e quase comprou a BMW?
Apesar de ter sido comercializado apenas durante alguns anos, o Audi 50 instituiu o segmento dos automóveis pequenos no Grupo Volkswagen. Este modelo serviu de base para que posteriormente tivessem sido produzidos milhões de unidades do Volkswagen Polo ao longo das suas várias gerações.