Depois do hatchback, a Opel acaba de divulgar as primeiras imagens da nova geração Astra Sports Tourer. E que, além de ser a primeira carrinha a exibir a nova filosofia de design da marca, é também a primeira proposta do género, eletrificada.
Última etapa de uma caminhada iniciada há 60 anos, com a Kadett Caravan, e que foi também o primeiro modelo nesta classe lançado por uma marca alemã, a nova Opel Astra Sports Tourer assume-se, assim, como mais um modelo fracturante, não apenas em termos estéticos, como também no domínio técnico.
De resto e começando, precisamente, por este aspecto, a nova carrinha da Opel é o primeiro modelo do género, na marca de Russelsheim, a adoptar motorizações híbridas, além dos mais tradicionais motores a gasolina e Diesel.
Com potências que vão desde os 110 e 130 cv, no caso destas últimas, até aos 225 cv, no que diz respeito às motorizações híbridas, a Astra Sports Tourer é igualmente proposta com caixa manual de seis velocidades. Surgindo a transmissão automática de oito relações, eletrificada nas versões híbridas plug-in, como opção.
LEIA TAMBÉM
Preços e versões. Nova geração Opel Astra já disponível para encomenda
«O novo Astra Sports Tourer inaugura uma nova era em matéria de versatilidade. É um modelo eletrificado, digitalizado e concebido para surpreender», comenta o CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz. Acrescentando que, «é desta forma que conjugamos a nossa longa tradição de carrinhas compactas com as mais recentes inovações, tais como a tecnologia híbrida 'plug-in'. Atraente e sedutor, o Astra Sports Tourer vai, certamente, atrair novos clientes para a Opel».
Uma bagageira grande e versátil
Igualmente entre as qualidades desta nova carrinha alemã, uma bagageira versátil e com apenas 600 mm de altura, a propor uma capacidade de carga de 608 litros, extensível até aos 1634 l mediante o rebatimento 40:20:40 das costas dos bancos traseiros. Já as versões híbridas, cujas baterias se encontram alojadas sob o piso, conseguem, ainda assim, oferecer volumes de carga útil superiores a 548 e 1.574 litros, respectivamente.
A juntar ao espaço, um piso de carga móvel que pode ser facilmente ajustado, com apenas uma mão, em posições elevadas ou baixas, ou ainda posicionado num ângulo de 45 graus, assim como uma cobertura retrátil da bagageira que pode ser retirada e alojada, seja qual for a altura em que o piso se encontre. E, isto, apesar de, em baixo, estar ainda os kits de reparação de pneus e de primeiros socorros.
Afirmação de design com tecnologia de topo
Com um comprimento total inferior em 60 mm (4642 mm) face ao modelo anterior, mas também uma distância entre eixos consideravelmente maior (3732 mm, ou seja, mais 70 mm), inclusivamente, face ao Astra de cinco portas (+57 mm), a carrinha Astra anuncia-se, ainda, como uma afirmação de design, do qual faz parte o novo 'rosto' da marca, Opel Vizor, acompanhado dos faróis adaptativos Intelli-Lux LED Pixel e câmara dianteira.
Na traseira, o conceito Opel Compass acresce ópticas traseiras especialmente finas e idênticas às da berlina, numa reafirmação dos laços de família Astra.
Já no interior, a presença da Interface Homem-Máquina (IMH), com um ecrã de grandes dimensões e a facilitar o emparelhamento de smartphones sem recurso a fios, mas através, quer do Apple CarPlay, quer do Android Auto.
Argumento a que se juntam, ainda, bancos revestidos a couro e certificados pela agência alemã de especialistas em ergonomia AGR, fruto, também, de uma vasta gama de regulações.
Finalmente, a presença de vários sistemas de assistência à condução de última geração, como é o caso do head-up display Intelli-HUD e do Intelli-Drive 2.0, sendo que, a presença, por exemplo, do sistema de detecção de mãos fora do volante, contribui para que os condutores se mantenham envolvidos no controlo do veículo