Apresentada no último IAA Mobility de Munique, a primeira carrinha Astra 100% elétrica, a Opel Astra Sports Tourer Electric, já está disponível para encomenda em Portugal. Preços a partir de 41 070 Euros.
Proposta best-seller na oferta da marca de Rüsselsheim, a Opel Astra Sports Tourer (ST) oferece, pela primeira vez, uma variante 100% elétrica, apoiada naquilo que é a mais recente tecnologia de propulsão zero emissões desenvolvida pelo grupo Stellantis.
Assim e começando pelo trem de força, um só motor elétrico a debitar 156 cv (115 kW) e 270 Nm de binário, que, graças também a um baixo peso em ordem de marcha de cerca de 1760 kg, permite, entre outros atributos, uma velocidade máxima anunciada de 170 km/h.
Recorrendo a uma bateria de iões de lítio de 54 kWh, a carrinha alemã anuncia ainda uma autonomia WLTP de 413 km, fruto, também, de um consumo em trajecto combinado de 15 kWh/100 km. Valor conseguido com o contributo de um sistema de travagem regenerativa que procura repor alguma energia nas baterias, na desaceleração e travagem.
LEIA TAMBÉM
Opel anuncia três estreias mundiais para o IAA Mobility de Munique
Quanto a carregamentos, a Opel afirma que a Astra consegue recuperar até 80% da capacidade das baterias, com apenas 30 minutos de ligação a uma estação de carregamento rápido de corrente contínua de 100 kW. Para carregamentos mais lentos, o modelo conta com um carregador trifásico a bordo de 11 kW, para utilizar com uma wallbox doméstica, ainda que a marca não revele qual o tempo necessário para fazer uma carga completa.
Com espaço e tecnologia
A somar aos atributos elétricos, a garantia de uma capacidade de carga na bagageira que começa nos 516 litros, mas que o rebatimento das costas dos bancos traseiro faz elevar para os 1553 litros, com uma altura de carga que ronda os 60 cm.
Em termos de equipamento, a disponibilização de soluções como a iluminação integralmente em LED ou o cockpit Pure Panel totalmente digital com dois ecrãs de 10 polegadas e sistema de infoentretenimento multimédia, sendo que, como parte da lista de opcionais, surgem vários pacotes de equipamento (Pack Conforto, Pack Tecnologia, etc...), além do sistema Intelli-Drive 2.0, que integra vários assistentes electrónicos, para combiná-los, pela primeira vez, com a mudança de faixa semi-automática e a adaptação inteligente da velocidade. Ambas apoiadas na informação recolhida pelos sensores, mas também da rede over-the-air.
Disponível, igualmente, com o acabamento topo de gama GS, a Astra Sports Tourer Electric ganha, ainda e nesta versão, banco desportivo ergonómico ativo certificado pela entidade independente AGR, aviso de colisão frontal com assistente de sinais de trânsito e velocidade com função de paragem, e câmara Intelli-Vision de 360 graus com visão panorâmica.
A marcar a diferença em termos estéticos, capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto e jantes em liga leve de 18 polegadas, além de um tejadilho em preto karbon, emblema Opel e letras Astra na traseira em preto brilhante, e forro do tejadilho em preto. Tudo, por mais 3.500€ que o preço pedido pelo nível de equipamento Edition.
A partir de 41 mil euros
Finalmente e quanto a preços, a nova Opel Astra Sports Tourer Electric está já disponível para encomenda, em Portugal, com um preço de entrada de 41 070€, ou 420€/mês em renting.
Quanto à chegada das primeiras unidades, só está prevista para meados do primeiro trimestre de 2024.