Culpa de um modelo. Aston Martin cresce 224% nas vendas em 2021

A Aston Martin celebra um dos melhores semestre de sempre, após concluir os primeiros seis meses de 2021, com uma subida de 224% nas vendas!

O fenómeno não é único, mas serve para confirmar aquilo que o mercado automóvel é, hoje em dia: a Aston Martin acaba de alcançar um dos melhores semestre de sempre, após concluir os primeiros seis meses de 2021, com uma subida de 224% nas vendas! E a razão é, na verdade, fácil de explicar…

Depois de, há cerca de um ano, ter anunciado fortes perdas na primeira metade de 2020, ainda que explicadas, em parte, pela pandemia, a Aston Martin parece já ter retomado o caminho da recuperação.

A demonstrá-lo, os números relativos ao período homólogo de 2021, que, agora divulgados, mostram uma subida, não de um, não de dois, mas de três dígitos (!), nas vendas em todo o mundo.

C. Santos Aston Martin
Aston Martin C. Santos

Depois de não ter ido além das 895 unidades transaccionadas nos primeiros seis meses de 2020, a marca de Gaydon conseguiu, já este ano, entregar, durante o mesmo período, um total de 2901 veículos a clientes. Ou seja, um aumento de 2.006 carros, face ao ano anterior.

LEIA TAMBÉM
Para 2025. Vantage e DB11 serão os primeiros Aston Martin 100% elétricos

Fruto desta subida, também a receita do fabricante acabou aumentando estratosfericamente - 242%! -, ao passar das 146 milhões de libras (pouco mais de 171 milhões de euros) no ano passado, para os 498,8 milhões de libras (585 milhões de euros) no ano em curso.

Um sucesso chamado DBX

No entanto e ainda mais curioso, relativamente a esta subida astronómica, é o facto de tal ter acontecido, sustentado, quase só, num único modelo - um SUV, pois claro, mais conhecido como DBX.

De acordo com os números agora divulgados, dos 2901 automóveis entregues na primeira metade de 2021, 1500 foram DBX.

Aston Martin DBX
Aston Martin DBX

"A procura que estamos a assistir, relativamente aos nossos produtos; os novos produtos que estamos a lançar; sem esquecer a qualidade da equipe que temos para executar, dão-nos grande confiança quanto ao nosso sucesso contínuo", comentou o presidente da Aston Martin, Lawrence Stroll, num comunicado oficial citado pela Automotive News.

"Tomando como base o sucesso do DBX, o nosso primeiro SUV, além dos dois novos carros [Valkyrie e Valhalla] que passámos a entregar e a que se juntará, em breve, o lançamento de produtos mais empolgantes, estamos bem posicionados para o crescimento", conclui o mesmo responsável.