Aston Martin Vantage Roadster traz cabelos ao vento e 665 cv

Marcado pela beleza intemporal de uma capota em lona, o novo Aston Martin Vantage Roadster é a mais recente proposta da marca de Gaydon para desfrutar das emoções da viagem, preferencialmente com o sol no horizonte e, não menos importante, um V8 biturbo atualizado a debitar 665 cv de potência. Entregas já em 2025.

Depois do coupé, era apenas uma questão de tempo até que a Aston Martin desse a conhecer a variante descapotável do atual Vantage. O qual, como também já é tradição no fabricante britânico, assume o nome de Roadster.

Ostentando as mesmas linhas do “irmão” com habitáculo fechado, o mais recente descapotável da Aston Martin destaca-se, no entanto, pela opção por uma capota em lona retrátil, de accionamento elétrico, que dobra em Z. Demorando, para tal, não mais que 6,8 segundos no processo.

A marca britânica qualifica-a, de resto, como “o mecanismo automático de uma capota em lona mais rápido do mercado”, acrescido da possibilidade de ser accionado a velocidades até 50 km/h ou, então, com o carro imobilizado, através de um botão existente na chave.

Nota, ainda, para o facto de, integrado o sistema de funcionamento da capota, o Vantage Roadster apenas ter “engordado” 60 kg. Valor que se torna quase imperceptível num conjunto com uma distribuição de pesos de 49:51 e equipado com uma suspensão de braços duplos à frente e multi-link atrás, além de amortecedores adaptativos Bilstein DTX.

Já no habitáculo, nota para a presença, enquanto parte do equipamento de série, de um sistema áudio de 11 altifalantes, o qual, para os mais exigentes, pode ser evoluído para uma solução ainda mais exclusiva, desenvolvida em conjunto com a Bowers & Wilkins. Opcional, naturalmente, e, com tal, a acrescer ao preço final do carro.

Com V8 biturbo de 665 cv!

No entanto, também é verdade que o sistema de som poderá ser algo perfeitamente dispensável, se pensarmos que, também para deleite dos nossos ouvidos, temos à disposição um V8 4.0 litros biturbo renovado (o mesmo do Coupé), a anunciar 665 cv de potência  800 Nm de binário. Ou seja, mais 155 cv e 115 Nm que no antecessor!

Segundo a Aston Martin, estes ganhos, surpreendentes, resultam de uma revisão profunda dos turbocompressores, que se tornaram maiores, a par de alterações nos perfis das árvores de cames e uma optimização da taxa de compressão.

Depois, conjugado com o V8 biturbo, surge uma transmissão automática de oito velocidades e um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente, a transmitirem toda a potência apenas às rodas traseiras. Com a marca britânica a garantir que o descapotável consegue, assim, acelerar até aos 96 km/h em apenas 3,5 segundos, só terminando nos 325 km/h de velocidade máxima.

Ainda para 2025

Finalmente e quanto a entregas a clientes, a Aston Martin prevê começar a entregar as primeiras unidades do novo Vantage Roadster a clientes, durante o segundo trimestre de 2025. Mesmo que e para já, ainda não sejam conhecidos os preços.