Anunciado através de um teaser, a Aston Martin acaba de apresentar, de forma oficial, a mais recente versão do seu modelo de entrada, o Vantage F1 Edition. Modelo de estrada inspirado no Vantage Safety Car criado para o Mundial de F1, que, além de uma imagem idêntica, conta ainda com alguns upgrades mecânicos "importados" do carro de pista.
Descrito, pela própria Aston Martin, como "o primeiro modelo nuclear a beneficiar da contribuição direta do recém-nomeado CEO da Aston Martin, Tobias Moers", além de assinalar o regresso da marca britânica à Fórmula 1, após um hiato de 61 anos, o Vantage F1 Edition agora apresentado mantém o já conhecido V8 4.0 twin-turbo de origem Mercedes, embora a anunciar um aumento de potência para os 535 cv. Além de um binário de 685 Nm "sustentado durante mais tempo, como forma de aumentar a utilização e velocidade", defende o fabricante.
Igualmente melhoradas, foram as passagens da caixa de velocidades, além do funcionamento do motor na travagem e desaceleração.
LEIA TAMBÉM
Versão de estrada do Vantage Safety Car? Aston Martin mostra novo teaser
Passando à base rolante, reforços extra na secção frontal do chassis, como forma de melhorar a rigidez, além de amortecedores melhores, concebidos para controlar melhor o conjunto, "sem qualquer deterioração no conforto a baixa velocidade". Isto, apesar de molas mais firmes atrás e alguns retoques na direcção, visando um maior feedback.
Passando à estética, esta nova versão F1 Edition, proposta tanto na variante Coupé como Cabriolet, distingue-se das restantes, desde logo, pelas novas jantes de 21 polegadas com pneus de baixo perfil, além aplicações em carbono, uma grelha frontal específica e idêntica à do Safety Car, assim como um conjunto de soluções aerodinâmicas, a garantirem até 200 kg de downforce, quando a velocidade máxima.
Finalmente e completar o conjunto, uma nova tonalidade de Verde Racing como uma das cores exteriores possíveis (também existe o Preto e o Branco, ambos em Mate ou Brilhante), neste caso, inspirada no mesmo tom utilizado pela escuderia de F1.
"O Vantage já era o desportivo mais apurado da nossa gama, embora e na sequência do desenvolvimento do nosso Safety Car oficial para a Fórmula 1, este tivesse que ser um verdadeiro atleta: mais potente, mais ágil, mais imediato e mais emocionante de conduzir. E - é claro - mais rápido e capaz num ambiente de pista", comenta o CEO da Aston Martin, Tobias Moers. Assumindo que, "defini uma meta difícil para a equipa de engenharia, já que insisti que os ganhos no desempenho teriam de vir através de melhorias genuínas na dinâmica do carro, e não pela montagem de pneus otimizados para pista. Penso que os resultados falam por si."
No Reino Unido, o Aston Martin Vantage F1 Edition está disponível por preços a partir de 142 mil libras esterlinas, pouco mais de 165 mil euros à cotação atual. Não se conhecendo, ainda, o preço para Portugal.