Decidida a reduzir (fortemente) o peso dos motores de combustão na sua gama, a Aston Martin promete começar esta transição para a Mobilidade Elétrica, já com os novos - e elétricos - Vantage e DB11, a partir de 2025. Algo que, no entanto e conforme também garante o CEO da marca britânica, acabará por abarcar "todo o nosso segmento desportivo tradicional".
A confirmação surgiu, de resto, através de uma entrevista de Tobias Moers, hoje em dia o principal responsável da marca de Gaydon, ao site Automotive News Europe. Na qual, o alemão reafirmou, inclusivamente, a data de início desta "transformação": 2025.
Segundo o CEO da Aston Martin, esse será o ano em que surgirá o primeiro desses novos EVs. Embora e para já, não seja claro se se tratará do novo DB11, ou, pelo contrário, do Vantage.
Certo, contudo, é que "a próxima geração do nosso segmento desportivo tradicional será, sem qualquer sombra de dúvida, totalmente elétrica", afirma Moers.
DBX PHEV a caminho... assim como hiperdesportivo "acessível"
Entretanto e enquanto o momento não chega, a Aston Martin tem já definido uma etapa intermédia, que passa pelo lançamento de uma versão híbrida plug-in do seu SUV DBX. Juntamente com o qual chegará o já aqui também referido novo hiperdesportivo mais "acessível", de motor em posição central e sistema de propulsão PHEV, a que será dado um posicionamento abaixo do Valkyrie e Valhalla.
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Quanto ao sistema híbrido, a marca britânica também já revelou que será o mesmo já utilizado pela AMG, embora configurado segundo aqueles que são os parâmetros que fazem a imagem dos carros de Gaydon. Assim como propondo uma autonomia na ordem dos 600 quilómetros, complementa Moers.
"A forma como se experiencia a marca, a jornada feita pelo cliente, são essas as coisas que realmente passarão a fazer a diferença", defende, nesta mesma entrevista, o alemão, procurando, assim, também justificar, a opção pelos orgãos Mercedes-AMG. Garantindo que, "será a experiência [proporcionada pelos carros da marca], a dinâmica de condução, que vamos procurar transmitir aos nossos clientes".
Electrificação para concretizar até 2030
Recorde-se que, ainda em Março deste ano, a Aston Martin anunciava, através de um comunicado enviado aos accionistas, a decisão de electrificar todos os seus modelos homologados para estrada, até 2030. Precisando, inclusivamente, que, destes, 50% serão EVs, enquanto 45% exibirão alguma forma de hibridização.
Quanto aos restantes 5%, manterão a propulsão exclusivamente a gasolina, mas também serão propostas exclusivamente para utilização em pista.