Mais do que um restyling. Aston Martin renova Vantage com foco na condução

Com uma história de 74 anos, o atual Aston Martin Vantage acaba de receber profunda atualização, com o foco na condução.

Com uma já longa história de 74 anos, o Aston Martin Vantage acaba de ser alvo de profunda atualização, naquela que é a sua atual geração. E que, além do obrigatório refrescar estético, traz ainda evoluções técnicas e tecnológicas, a garantirem maior eficácia, prestações e sensações de condução . Chega no segundo trimestre de 2024, altura em que também deverão ser conhecidos os preços.

No mercado desde 2018, o atual Vantage começa por receber uma atualização de motor, o já conhecido V8 4,0 litros de origem Mercedes, que, a partir de agora e graças às optimizações conseguidas em aspectos como as taxas de compressão e fruto da instalação de turbocompressores maiores, além de uma melhor refrigeração, passa a anunciar 665 cv de potência, ou seja, mais 155 cv que no modelo atual. 

A somar este aumento, uma subida, igualmente, no binário, de 115 Nm, o qual passa a ser de 800 Nm, valor suficiente para, em conjunto com a conhecida caixa automática de oito relações fornecida pela ZF e um diferencial eletrónico de deslizamento limitado (com transmissão final reduzida para 3.083:1), conseguir não só atingir os 325 km/h de velocidade máxima, mas também acelerar dos 0 aos 96,5 km/h em 3,4 segundos.

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No entanto e porque a potência de pouco serve, se o conjunto não conseguir ser eficaz, a Aston Martin reviu toda a parte inferior da carroçaria e uma das principais travessas dianteiras, reposicionando-a de forma a ajudar a mais rigidez torcional e de suspensão (com novos amortecedores adaptativos Bilstein DTX), mas também melhorar as sensações de condução.

A acompanhar esta evolução de hardware, melhorias, igualmente, na gestão da tracção (o novo Controlo de Tracção Adaptável oferece, além dos modos Wet, On e Track ESP e TC Off, a possibilidade do condutor dosear o nível de patinagem das rodas), assim como do Launch Control e direcção eletrónica hidráulica. Tudo, com o propósito de garantir melhor desempenho, a par de um maior envolvimento do condutor com o carro.

Na travagem, um conjunto de discos de travão de 400 mm à frente, com pinças de seis pistões, mais dois discos de 360 mm atrás, com pinças de quatro pistões, podendo o cliente optar, em sua substituição, por um conjunto de discos de cerâmica e carbono. Os quais retiram mais de 27 kg de peso ao veículo.

Exibindo, de série, jantes de 21" revestidas a pneus Michelin Pilot Sport 5 S feitos à medida, o novo Vantage ganha ainda quase três centímetros em largura, fruto, também, de uma reformulação dos painéis laterais. Isto, ao mesmo tempo que, na frente, não só a grelha dianteira ganhou mais tamanho, como as óticas passaram a ser muito idênticas às do DB12.

Também visível à vista desarmada, um pára-choques traseiro mais largo, saídas de escape maiores e três novas cores exteriores. Enquanto, no habitáculo, a revisão do tablier conduziu à adopção de um novo sistema de infoentretenimento com ecrã de 10,25" e vários botões e interruptores físicos, além de um sistema de áudio de 390W com 11 altifalantes.

Chega no segundo trimestre

A terminar, dizer que a Aston Martin tem previsto iniciar a produção deste novo Vantage ainda durante o presente trimestre, de forma a conseguir fazer as primeiras entregas no segundo trimestre de 2024.

Quanto a preços, deverão ser divulgados numa data mais perto do início da comercialização.

https://youtu.be/UbktqyPB3Rw