Cinco anos após o concept. Aston Martin apresenta o Valkyrie n.º 1

Apresentado, ainda enquanto concept, em 2016, o Aston Martin Valkyrie entrou em produção e acaba de dar a conhecer a unidade n.º 1.

Apresentado, ainda enquanto concept e com a designação de AMRB-001, em 2016, o hoje em dia Aston Martin Valkyrie entrou, finalmente, em produção. A confirmá-lo, a exibição da unidade n.º 1.

A apresentação da primeira das 150 unidades previstas do Valkyrie foi, de resto, feita pela própria marca britânica, através de imagens em que o hiperdesportivo surge, ainda, junto à linha de montagem.

Recorde-se que, ainda no início deste ano, o novo CEO da Aston Martin, o alemão Tobias Moers, afirmava-se confiante de que o modelo chegaria à linha de produção durante "o segundo semestre de 2021". Previsão que se confirma agora, com a marca a anunciar o desejo de entregar a primeira unidade, ao legítimo proprietário, dentro das próximas semanas.

A linha de montagem onde serão fabricados as apenas 150 unidades do Aston Martin Valkyrie
A linha de montagem onde foi montado o Aston Martin Valkyrie n.º 1. Já só faltam 149...

"Trata-se de um momento de enorme orgulho para nós [Aston Martin], conseguirmos concluir o nosso primeiro hiperdesportivo", afirmou Moers, defendendo que, "o programa Aston Martin Valkyrie levou, todos os que nele trabalharam, até o limite, mas o compromisso com o sonho produziu um carro verdadeiramente incrível, um carro de F1 para estrada".

LEIA TAMBÉM
Ainda mais veloz que o coupé. Aston Martin apresenta o Valkyrie Spider

Em declarações reproduzidas pela britânica Autocar, o CEO da Aston Martin afirmou, ainda, que "o Valkyrie nasceu da dedicação constante de um grande grupo de engenheiros e técnicos altamente qualificados, que trabalharam incansavelmente para colocar a Valkyrie na fase de produção. Tenho a certeza de que os nossos clientes ficarão maravilhados com o que conquistaram".

Recorde-se que o Valkyrie conta, como motor, com um V12 Cosworth 6,5 litros naturalmente aspirado, capaz não só de atingir as 11.100 rpm, como também debitar uma potência máxima a rondar os 1.014 cv. Valores que contribuem para que a Aston Martin encare este modelo como a concretização de uma espécie de visão, daquilo que é, na entender da marca britânica, a evolução final do carro de estrada.

O acoplar do motor ao chassis no Valkyrie
O acoplar do motor ao chassis no Valkyrie

De resto e a apoiar esta visão, surge o facto do Valkyrie conseguir anunciar uma downforce, a altas velocidades, de até 1.816 kg.

Salientar, ainda, que o projecto Valkyrie não se esgota nesta versão que iniciou produção, mas prevê outras versões, como é o caso do Valkyrie AMR Pro, versão apenas para pista da qual está previsto serem fabricadas apenas 40 unidades, ou do Valkyrie Roadster, cujo lançamento no mercado só deverá ter lugar em 2022.

Todos os componentes da carroçaria do Valkyrie são acabados de forma minuciosa
Todos os componentes da carroçaria do Valkyrie são acabados de forma minuciosa