A versão de pista do Valkyrie, denominada AMR Pro, foi revelada oficialmente pela Aston Martin e terá uma produção limitada a 40 unidades. A combinação do design apurado da carroçaria e do motor V12 de 6,5 litros de 1000 cv permite oferecer o dobro da carga aerodinâmica relativamente ao modelo de produção. Prestações prometem ser…brutais!
O fabricante britânico Aston Martin revelou oficialmente a versão final do Valkyrie AMR Pro, que se baseia no protótipo apresentado na Salão Automóvel de Genebra de 2018 e que entretanto recebeu um conjunto de alterações para possibilitarem sua produção.
Na verdade, a marca britânica refere que a versão definitiva do AMR Pro partilha o mesmo design básico com o Le Mans Hypercar, que estava a ser desenvolvido para o Valkyrie, antes do abandono desse projeto.
O hiperdesportivo é semelhante ao Valkyrie de série com uma nova asa traseira. Na verdade recebe um chassis modificado em fibra de carbono, cuja distância entre-eixos foi prolongada em 380 mm. As vias dianteiras também foram alargadas em 96 mm e as traseiras 115 mm. Um novo arrojado pacote aerodinâmico acrescenta 266 mm ao comprimento exterior de hiperdesportivo de pista.
LEIA TAMBÉM
Por reter depósitos para o Valkyrie. Aston Martin processa importador suíço
As modificações aerodinâmicas mais significativas compreendem um splitter dianteiro em fibra de carbono mais pronunciados e um modo desenho dos arcos das rodas dianteiras. Além disso, esta versão possui espelhos retrovisores exteriores convencionais em vez das câmaras utilizadas na versão de estrada, uma asa traseira fixa e cobertura das rodas.
Aceleração lateral superior a 3G
O Aston Martin Valkyrie AMR Pro produz mais do dobro da carga aerodinâmica do que a versão de estrada e será capaz de atingir uma aceleração lateral superior a 3G.
Por baixo da nova carroçaria radical, o sistema híbrido da versão de estrada foi substituído pelo motor aspirado V12 de 6,5 litros desenvolvido pela Cosworth, que atinge as 11.000 rpm e debita 1000 cv. A Aston Martin reivindica que o Valkyrie AMR Pro irá oferecer o comportamento dinâmico em pista muito aproximado de um carro de Fórmula 1. Em termos de prestações, a marca alega que poderá efetuar uma volta ao circuito de Le Mans em 3m20s, sensivelmente o mesmo tempo dos carros de LMP1.
O Aston Martin Valkyrie AMR Pro terá uma produção limitada a 40 unidades, incluindo dois protótipos. O preço é de três milhões de euros. Todos os veículos terão volante à esquerda e as entregas deverão ter início no último trimestre deste ano.