A prometer 3,5s nos 0-100 km/h. Aston Martin apresenta o V12 Vantage

A Aston Martin acaba de apresentar o Vantage mais potente de sempre: o V12 Vantage. Cujas 333 unidades já estão, no entanto, todas vendidas.

Depois do DBX 707 e ainda de acelerador a fundo, a Aston Martin acaba de apresentar o Vantage mais potente de sempre: o V12 Vantage. Edição especial a prometer - naturalmente! - prestações alucinantes, mas cujas 333 unidades já estão, no entanto, todas vendidas.

Proposta que também deverá representar a despedida deste modelo que a Aston Martin começou a produzir em 2005, então apenas com motor V8 (o V12 veio apenas em 2009) e o propósito de afrontar o Porsche 911, este V12 Vantage destaca-se, desde logo, por recorrer a um V12 5.2 Twin-Turbo, com 700 cv de potência às 6.500 rpm e 753 Nm de binário logo a partir de 1.800 rpm. Com a marca britânica a não deixar de destacar um aumento de 20% no rácio potência-peso, face ao mesmo modelo com o bloco V8.

A ajudar a este facto, a utilização intensiva da fibra de carbono, incluindo nos pára-choques, capot, pára-lamas, saias laterais e spoiler, além de uma bateria ultra-leve e novo sistema de escape em aço inoxidável com duas ponteiras montadas centralmente. Sendo que, só este último, representa uma redução de 7,2 kg no peso face à solução standard, além de uma sonoridade mais agressiva.

Igualmente a contribuir para esta feroz perda de peso, discos de travão em carbo-cerâmica, com 410 mm e pinças de seis pistões à frente, e com 310 mm e pinças de quatro pistões atrás, solução que veio permitir uma redução de 23 kg, com a Aston Martin a garantir ainda uma maior resistência ao desgaste, mesmo quando perante temperaturas que podem chegar aos 800 graus Celsius.

LEIA TAMBÉM
Chega em 2022. Aston Martin V12 Vantage já ruge!…

Quanto às jantes, de 21 polegadas, surgem revestidas por pneus Michelin Pilot S com medidas 275/35 à frente e 315/40 atrás, sendo que, também elas, contribuem para uma redução de mais de 8 kg no peso deste V12 Vantage.

A prometer 3,5s dos 0 aos 100 km/h

Igualmente alvo de atenção, foi a aerodinâmica, a qual veio garantir um acréscimo de 204 kg de downforce em velocidade máxima, ajudando, dessa forma, à obtenção dos 322 km/h que o V12 Vantage anuncia como velocidade máxima, ou até mesmo para a capacidade de acelerar até aos 100 km/h, em não mais que 3,5 segundos...

Aliás, a apoiar estas pretensões, surge uma transmissão automática ZF de oito velocidades a enviar toda a potência apenas para as rodas traseiras, as quais contam ainda com o apoio de um diferencial mecânico de deslizamento limitado. Sendo que a Aston Martin decidiu aproveitar a experiência amealhada no desenvolvimento do V12 Speedster, assim com do Vantage V F1 Edition, para adaptar a resposta da caixa às necessidades do conjunto.

Finalmente, o recurso a uma nova suspensão adaptativa com barras estabilizadoras, buchas e um conjunto de molas (50% mais rígidas à frente e 40% mais firmes atrás) e amortecedores redesenhados, como forma de garantir maior eficácia e estabilidade. Embora e a pensar especificamente naqueles clientes que dão mais valor ao conforto, este V12 Vantage também possa receber um opcional Pacote Comfort, cujos maiores benefícios são a redução do ruído, vibrações e aspereza no habitáculo, além de algumas soluções mais funcionais.

De resto e já que falamos da (extensa) lista de opcionais, a presença de soluções como um conjunto de quatro malas de viagem, capa para o carro, e até mesmo um acondicionador de bateria, já que este é um daqueles automóveis que, na maior parte dos casos, raramente saem da garagem.

São 333... que já voaram

A terminar, recordar apenas que este Aston Martin V12 Vantage terá uma produção limitada a apenas 333 unidades, sendo que as primeiras entregas a clientes estão previstas já para o segundo trimestre de 2022.

No entanto, também lhe dizemos que não vale a pena a ir correr encomendar um; já esgotaram...

https://youtu.be/nBD7GElTOOw