Numa altura em que a marca britânica se prepara para lançar uma ofensiva de produto, a maior parte com base nos modelos já existentes, o novo Chairman da Aston Martin revelou que, destas novidades, farão igualmente parte dois modelos 100% elétricos. Mais precisamente, um desportivo e um SUV, ambos já para 2025! E, tudo isto, no dia em que revelou os novos Safety Car e Carro Médico da F1.
A revelação foi feito pelo norte-americano Lawrence Stroll, atual Chairman da Aston Martin, numa entrevista ao Financial Times, de que a britânica Autocar teve conhecimento.
Neste depoimento, Stroll revelou que os dois modelos elétricos que se encontram a caminho, são, nada mais, nada menos, que um SUV e um desportivo. Sendo que, no caso do SUV, o Chairman da Aston Martin acrescentou que, mesmo com o Brexit, o modelo será produzido em Gales, exactamente no mesmo sítio onde a marca já fabrica o primeiro SUV da sua história, o DBX.
Quanto ao desportivo, o americano precisou que será produzido na histórica unidade de produção de Gaydon.
Apesar de em locais diferentes, tanto o SUV, como o desportivo, entrarão em produção já em 2025, garantiu o mesmo responsável.
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Ainda sobre os aspectos técnicos, Stroll revelou ao Financial Times que este dois modelos beneficiarão, tal como grande parte das atuais propostas do fabricante, de tecnologia Mercedes-Benz. Construtor alemão que, de resto, tem já, hoje em dia, uma participação de cerca de 20% no capital accionista da Aston Martin.
Finalmente e no que concerne à plataforma, tudo indica que possa vir, igualmente, de Estugarda, fornecida pela marca da estrela.
Embora não querendo levantar muito do véu sobre estas duas futuras propostas zero emissões, Lance Stroll ainda revelou que o desportivo será "uma versão de motor à frente do DB11/Vantage", cujo nome e linhas finais estão ainda sujeitas a confirmação.
De referir, ainda, que, apesar das ligações ao dois modelos em comercialização, a Aston Martin admite deixar cair a designação DB, no futuro elétrico, ainda que mantendo "as nossas linhas deslumbrantes, a nossa suspensão, o nosso comportamento dinâmico, e o nosso interior fortemente personalizado".
Vantage de F1
Entretanto e depois de ter mostrado o seu primeiro monolugar de Fórmula 1, em 61 anos, a Aston Martin deu a conhecer, já esta segunda-feira, o Vantage Safety Car e o DBX de assistência médica, que serão utilizados, na próxima temporada, no Campeonato do Mundo de Fórmula 1.
Resultado de uma parceria celebrada com a Mercedes-Benz, que tem sido a marca responsável pelo fornecimento destes veículos de apoio, o Aston Martin Safety Car, a que caberá a responsabilidade de alinhar em 12 das 23 corridas da época, a começar já no Grande Prémio do Bahrain, a 29 de março, apresenta modificações substanciais no sistema propulsor, chassis e interior. Anunciando, desde logo, uma potência aumentada para 535 cv, oferecida pelo já conhecido V8 4.0 litros twint-turbo.
Quanto à condução, será entregue ao mesmo Bernd Mayländer, piloto que tem a responsabilidade de conduzir o safety car da F1, há mais de 20 anos.
Finalmente e quanto DBX que desempenhará as funções de carro de apoio médico, manter-se-á bastante mais fiel, organicamente, à versão de estrada, optando, sim, por uma pintura e soluções de segurança de acordo com as regras da FIA.
Dito de outra forma, o modelo manterá os 531 cv de potência, que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5s., assim como atingir uma velocidade máxima anunciada de 291 km/h, para que, defende Aston Martin, "a equipa médica da FIA possa responder efetivamente a uma emergência".