Se o DBX standard já juntava ao luxo e distinção uma mecânica potente, a Aston Martin revela, agora, uma proposta para clientes ainda mais exigentes. Com 707 cv e várias modificações mecânicas e estéticas face ao modelo original, o novo Aston Martin DBX 707 apresenta-se como o (novo) SUV de luxo mais potente e rápido do mercado.
Ainda que o Aston Martin DBX seja já suficientemente potente para o comum dos mortais, faltava na gama um modelo capaz de ombrear com rivais como o Bentley Bentayga S, o Porsche Cayenne Turbo GT ou o Range Rover Sport SVR. Dizemos "faltava" porque a Aston Martin resolveu o assunto com o novo DBX 707.
Segundo a Autocar, o motor 4.0 V8 biturbo da Mercedes-AMG foi revisto e, graças a modificações como uma nova configuração de software e turbos diferentes dos propostos de série, ganhou uns significativos 157 cv. O binário também subiu, de uns já assinaláveis 700 Nm, para 900 Nm.
Estes números, aliados a uma caixa automática de 9 velocidades mais rápida e reactiva, acabam permitindo ao DBX 707 atingir os 310 km/h (mais 19 km/h do que o DBX), assim como acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3s - menos 1,2s do que o modelo menos desportivo.
LEIA TAMBÉM
Atenção, Urus! Aston Martin anuncia "o SUV de luxo mais potente do mundo"
No que toca ao comportamento em curva, o DBX 707 promete também melhorias significativas. A suspensão pneumática foi melhorada, o sistema de direcção assistida sofreu mexidas e o diferencial autoblocante electrónico foi reforçado.
Note-se, ainda, a inclusão de discos carbo-cerâmicos (de 420 mm à frente e 390 mm atrás), os quais eliminam 40,5 kg de peso suspenso.
Segundo a Aston Martin, estas alterações darão ao modelo mais controlo dos movimentos da carroçaria, tanto em curva como em aceleração e travagem. Podendo, mesmo, ser suficientes para que o DBX 707 lute com o Porsche Cayenne Turbo GT, pelo recorde de volta mais rápida de um SUV no circuito de Nurbürgring.
Roupagem mais desportiva
Não deixando dúvidas acerca das suas pretensões, também no design, o DBX 707 recebe uma grelha maior, e em rede, do que a do DBX standard, assim como grupos ópticos redesenhados, pára-choques diferentes, pormenores exteriores em preto, um novo aileron e ponteiras de escape mais largas.
No interior, este super SUV conta com bancos Sport Plus de fábrica e os comandos têm agora acabamento em cromado escuro.
Há ainda um selector dedicado para os modos de condução, os quais, no DBX, só eram acessíveis através dos menus, no sistema multimédia.
Entregas começam no segundo semestre
A produção do novo Aston Martin DBX 707 vai começar ainda este trimestre de 2022, com as primeiras unidades a serem entregues, aos respectivos proprietários, no segundo trimestre do ano.