Depois do Coupé. Aston Martin apresenta o veraneante DB12 Volante

Depois do coupé, eis que a Aston Martin dá a conhecer a variante cabriolet, mais conhecida na marca como Volante, do novíssimo DB12.

Depois do coupé, apresentado com pompa e circunstância, eis que a Aston Martin dá a conhecer a variante cabriolet, mais conhecida na marca como Volante, do novíssimo DB12. O qual, rivalizando com o coupé nas prestações, destaca-se pelas potencialidades acrescidas da belíssima capota em lona de oito camadas, operável, inclusivamente, a partir do exterior!

Variante mais veraneante daquele que a própria Aston Martin designa como "o primeiro Super Tourer do mundo", o Aston Martin DB12 Volante herda, em grande parte, aquelas que são as linhas particularmente apaixonados do coupé, com a aliciante extra de poder oferecer um habitáculo inundado pelo calor e luz solar, graças à versatilidade da capota eletricamente rebatível.

Aliás e sobre este componente, a marca britânica destaca o facto da solução dispor de um total de oito camadas de isolamento, capaz de manter um nível de isolamento no habitáculo que praticamente lhe permite rivalizar com o "irmão" de tejadilho rígido, neste capítulo.

LEIA TAMBÉM
Aston Martin DB12 chega com motor V8 de 680 cv

A partir do momento em que os ocupantes decidem aproveitar os prazeres do Sol, a mais-valia de um sistema de accionamento totalmente elétrico que necessita apenas de 14 segundos e uma velocidade abaixo dos 50 km/h, para deixar a luz e o calor entrar (ou, então, fechar o habitáculo), sendo que, esta operação, também pode ser efectuada sem qualquer ocupante no interior, desde que estejamos a, pelo menos, dois metros do veículo.

Quanto a cores e embora o tecto de lona seja proposto de fábrica na cor preta, os clientes podem sempre optar por tonalidades opcionais como o vermelho, o azul, ou até mesmo o prata e o preto conjugados, combinando-as, a partir daí, com uma paleta quase infinita de cores para a carroçaria. Em particular, no caso de existir vontade e disponibilidade (financeira) para enveredar pelo catálogo do departamento de personalização Q by Aston Martin.

já no habitáculo, destaque para o novo sistema de infotainment com ecrã de 10,25" e emparelhamento sem fios, via Android Auto ou Apple CarPlay, que o DB12 Coupé deu a conhecer, complementado com comandos convencionais, para as funcionalidades mais usuais. E a que se junta, ainda, um sistema de som com 11 altifalante e 390W de capacidade, proposto de série, que os clientes também podem trocar, por uma ainda mais impressionante solução Bowers & Wilkins, com 15 altifalantes e 1.170W de saída!

Com V8 de 680 cv de potência

Como também já seria de esperar, o DB12 Volante mantém o mesmo V8 4.4 biturbo, a debitar 680 cv e 800 Nm de binário, que impulsiona o Coupé, escolha que, entre outras qualidades, lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7s. Ou seja, em apenas mais um décimo de segundo, que a variante fechada.

Já em termos de velocidade máxima anunciada, os mesmos 325 km/h prometidos pelo Coupé, fruto da utilização da mesma transmissão automática de oito velocidades montada na traseira e conjugada com um conversor de binário, um diferencial electrónico de deslizamento limitada, mas também um eixo de transmissão em fibra de carbono.

Quanto à travagem, está assegurada por discos dianteiros de 400 mm e traseiros de 360 mm, ambos instalados de fábrica, sendo que, para maior eficácia, está disponível um pacote opcional com discos em carbo-cerâmica, que também contribui para uma redução de 27 kg no peso total do conjunto. Resultado, igualmente, da mudança para umas jantes específicas de 21", revestidas por pneus Michelin Pilot Sport 5.

Entregas lá mais para o final do ano

Com apresentação oficial ao público agendada para a próxima sexta-feira, data em que tem lugar a abertura das portas da edição deste ano da norte-americana Monterey Car Week, o Aston Martin DB12 deverá entrar em produção ainda durante este terceiro trimestre de 2023.

Quanto à entrega das primeiras unidades, o fabricante prevê que tenham lugar já durante o quarto e último trimestre deste ano. Preços? Oficialmente, nada foi revelado, mas é garantido que será bem acima dos 250 mil euros que custava, em 2022, o DB11... Coupé.