Mesmo sem o motor V12, o novo Aston Martin DB12 com motor V8 de 680 cv ainda é mais potente e promete prestações melhores do que o DB11. A marca britânica não hesita em reivindicar que se trata do "primeiro super tourer do mundo".
A Aston Martin anunciou a entrada numa nova era de luxo e performance com o novo DB12, que reivindica o título de "primeiro super tourer do mundo".
Projetado para assinalar o 110º aniversário da marca, este modelo consiste numa evolução profunda do DB11, introduzido em 2016. Contudo, as novidades são tão extensas que é mais do que uma mera atualização.
O exterior do DB12 é muito semelhante ao DB11, mas existem algumas alterações notórias como o novo pára-choques dianteiro e uma grelha maior. A isto junta-se um splitter mais pronunciado e luzes LED. O capot também é novo, assim como o emblema da Aston Martin.
O DB11 recebe novas jantes de 21" que são 8 kg mais leves do que as de 20" do DB11. As rodas estão equipada com pneus desenvolvidos Pilot 5 especialmente pela Michelin, que possuem elementos em poliuretano para reduzir o ruído percebido no habitáculo em 20%.
O interior distingue-se pela enorme consola orientada para o condutor, pelos revestimentos em Alcântara e pelo novo sistema de infoentretenimento com ecrã tátilde 10,25", desenhado e desenvolvido inteiramente pela Aston Martin. O sistema possui conectividade sem fios com Apple CarPlay e Android Auto, um novo sistema de navegação com mapas 3D.
3,5 segundos dos 0 aos 100 km/h
No capítulo mecânico, o DB12 recebe um bloco V8 biturbo de 4,0 litros que desenvolve 680 cv às 6000 rpm e um binário de 800 Nm entre as 2750 e as 6000 rpm. Isto significa que é mais potente do que o anterior motor V12 de 5,2 litros, o qual debitava 639 cv.
O motor está associado a uma caixa automática de oito velocidades, que permite a este modelo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 325 km/h.
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A rigidez do chassis do DB12 aumentou 7% face ao DB11, graças a modificações nas uniões com o motor, nos apoios dianteiro e traseiro, na travessa dianteira e na antepára traseira. Este modelo recebeu ainda um diferencial eletrónico de escorregamento limitado, uma suspensão revista, com barras anti-rolamento mais rígidas e novos amortecedores adaptativos.
As primeiras entregas do DB12 estão previstas para o terceiro trimestre deste ano.