Aston Martin Bulldog de 1979 vai tentar chegar aos 320 km/h

Um protótipo do Aston Martin Bulldog de 1979 restaurado pela Classic Motor Cars vai tentar atingir uma velocidade de 320 km/h.

Um protótipo do Aston Martin Bulldog de 1979 restaurado pela Classic Motor Cars vai tentar atingir uma velocidade de 320 km/h. Em estado novo conseguiu chegar aos 260 km/h. O trabalho de restauro foi distinguido com um prémio em Itália.

A Classic Motor Cars restaurou o protótipo do Aston Martin Bulldog de 1979 e ganhou o prestigioso prémio Coppa d'Ora no Concorso d'Eleganza Villa d'Este pelo trabalho. O passo seguinte para este veículo será tentar alcançar uma velocidade de 320 km/h numa antiga base da NATO na Escócia.

A Aston Martin queria que o Bulldog fosse o carro mais rápido do mundo naquela altura e pensou que teria se ser capaz de superar os 320 km/h. A Classic Motor Cars demorou mais de sete mil horas a restaurar este veículo único. Além disso, foram realizadas centenas de horas em testes e em ajustamentos.

"Tivemos de lidar com uma engenharia com mais de 40 anos e procuramos assegurar que se mantinha a integridade do carro a uma velocidade de 320 km/h. Em qualquer restauro, este tipo de tentativa é um compromisso entre respeitar o carro original e procurar que seja capaz de fazer aquilo que originalmente era suposto fazer", afirmou o diretor executivo da Classic Motor Cars, Tim Griffin.

Em testes anteriores, o Bulldog restaurado conseguiu chegar aos 260 km/h. O trabalho de desenvolvimento prosseguiu desde então para se conseguir alcançar uma velocidade ainda mais elevada.

Motor V8 biturbo de 600 cv

O Bulldog estava equipado com um motor V8 biturbo de 5,3 litros que debitava uma potência de 600 cv e um binário de 678 Nm, valores impressionantes mesmo pelos padrões atuais. A Aston Martin pretendia produzir 10 a 15 unidades do Bulldog, mas nenhum viu a luz do dia.

O Bulldog apresentava um estilo em forma de cunha que era típico dos automóveis desportivos das décadas de '70 e '80. As enormes portas em gaivota permitem o acesso a um habitáculo que tinha instrumentos digitais. Nos testes realizados na altura, o veículo chegou aos 309 km/h.

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Durante o trabalho de restauro, a Classic Motor Cars instalou um moderno sistema de injeção de combustível e também reforçou a caixa de velocidades, além de ter adicionado um sistema para levantar o nariz. O objetivo da empresa é aumentar a potência do motor para aproximadamente 650 cv.