Prestes a celebrar o 110.° aniversário, a Aston Martin prepara-se para assinalar a data apresentando uma edição especial e muito limitada de um dos atuais modelos da marca de Gaydon. Isto, num ano de 2023 que também trará o primeiro modelo da nova geração de desportivos do fabricante...
Com origens no dia 15 de janeiro de 1913, a data em que Lionel Martin e Robert Bamford decidiram unir esforços com o objectivo de construir o primeiro Aston Martin, a marca de Gaydon pretende agora celebrar, com a devida importância, aqueles que serão os seus 110 anos de existência.
De resto e a marcar o início destas celebrações, a Aston Martin divulgou uma série de imagens do seu mais recente superdesportivo Valkyrie, lado-a-lado com o Razor Blade de 1923, um dos mais antigos modelos da marca britânica ainda existentes.
Segundo também avança a marca de Gaydon, 2023 será, assim, "um ano monumental", marcado por uma série de novos modelos a lançar ao longo dos próximos 12 meses. Sendo que, destes, fará parte um "novo modelo, de produção muito limitada", a desvendar lá mais para o final deste ano.
LEIA TAMBÉM
Ainda mais veloz que o coupé. Aston Martin apresenta o Valkyrie Spider
Com o fabricante a revelar pouco mais do que isto, sobre esta nova proposta, fica no ar aquilo que verdadeiramente se trata. Sendo que, tanto pode tratar-se de uma versão muito limitada baseada, por exemplo, no Valkyrie, como pode vir a ser um produto ainda mais exclusivo, como o Vulcan. Ou, ainda, um one-off como foi o caso do Victor.
O primeiro de uma nova geração
A juntar a todas estas interrogações, uma outra, que passa pela já anunciada apresentação daquele que será o primeiro modelo da nova geração de superdesportivos da Aston Martin. Com os quais a marca promete, apenas, "elevar ainda mais o luxo, o desempenho e a intensidade na condução".
Quanto à identidade, nada é revelado, embora alguns rumores apontem para uma versão hiper-especial do Valhalla, superdesportivo que foi começou por ser apresentado como como o AM-RB 003, equipado com V6 3.0 biturbo, ainda que a versão de produção seja esperada com um mais substancial V8 4.0 biturbo híbrido plug-in com mais de 1.000 cv de potência. A prometer, entre outros atributos, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos, assim como uma velocidade máxima de 350 km/h.
A Aston Martin também já revelou que não pretende fabricar mais do que 999 unidades do Valhalla.
Celebrações vão continuar
Finalmente e ainda neste ano do 110.° aniversário, a marca inglesa pretende assinalar a data no Grande Prémio de Inglaterra de Fórmula 1, em Silverstone, além de estar a preparar iniciativas especiais para o Festival de Velocidade de Goodwood e Concurso de Elegância de Pebble Beach, assim como para outros eventos que possam ocorrer em mercados importantes para a marca.
De resto, a Aston Martin também recorda que, no ano em que comemora 110 anos sobre a sua fundação, também soma pouco mais de 110.000 carros comercializados.