Associados da ALF apostam em ações de solidariedade

Um grupo de empresas que fazem de Leasing, Factoring e Renting estão a levar a cabo dezenas de iniciativas de apoio à sociedade civil.

Um grupo de empresas que fazem parte da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), estão a levar a cabo dezenas de iniciativas de apoio à sociedade civil.

Doações monetárias a hospitais públicos ou cedência de viaturas a organizações de voluntários são algumas das dezenas de iniciativas de apoio à sociedade civil que algumas empresas da ALF estão a levar a cabo durante este período de crise pandémica. O objetivo é reforçar estes contributos ao longo dos próximos meses.

Entre as medidas financeiras de apoio à economia, as instituições de "leasing", "factoring" e "renting" estão a implementar moratórias, linhas de crédito, pagamentos antecipados a fornecedores, oferta de seguros para voluntários.

Dedicadas em especial aos profissionais de saúde na linha da frente, algumas ações passam pela doação de valores monetários a instituições. São os casos da Estrutura Hospitalar de Contingência de Lisboa e o Serviço Nacional de Saúde, mas também aos hospitais Curry Cabral, Dona Estefânia e Pedro Hispano.

As associadas da ALF estão ainda empenhadas na recolha de donativos como a SOS-Coronavírus, promovida pela AEP em parceria com a Ordem dos Médicos. Foram doados fundos com o objetivo de colmatar a falta de material hospitalar, de ventiladores e de materiais de proteção, mas também para apoiar a investigação do vírus em colaboração com universidades e outros organismos.

Apoiar grupos vulneráveis

O apoio aos grupos mais vulneráveis está também entre as prioridades das associadas da ALF, que efetivaram donativos para organizações como a Academia dos Champs, a ASBIHP – Associação Spina Bifida e Hidrocefalia de Portugal, o Banco Alimentar, a Cruz Vermelha, a Cáritas Arquidiocesana de Évora, o Centro Sagrada Família, a Elo Social ou o FESS (Fundo de Emergência para o Setor Solidário), entre outras.

Para que diversas associações possam continuar a prestar apoio à população em situação de sem-abrigo ou de vulnerabilidade social estão ainda a ser disponibilizadas viaturas por associadas do setor do "renting".

Instituições como a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras, a Comunidade Vida e Paz, o Grupo de Voluntários de Ajuda ao Hospital de Santa Maria e a associação Novamente veem assim apoiadas as suas necessidades de mobilidade e logística.

As associadas da ALF colaboraram ainda em campanhas de angariação de fundos de diversas associações nacionais, bem como na distribuição de materiais, como computadores, a várias organizações sem fins lucrativos e a estudantes em situação económica mais vulnerável. Foram ainda criados prémios para iniciativas com impacto social, dinamizadas por jovens universitários e outros membros da comunidade académica, neste contexto de pandemia.

ALD Automotive, Arval, Banco Montepio, BNP Paribas Factor, LeasePlan, Millennium BCP, Novo Banco e Santander são as instituições responsáveis pelas dezenas de ações de solidariedade em desenvolvimento.