O hipercarro japonês Aspark Owl EV bateu dois recordes mundiais do Guiness para automóveis elétricos relativos à velocidade média mais elevada nas categorias de 1/4 e 1/8 de milha. Estas marcas foram alcançadas num aeródromo britânico.
Com entregas previstas a clientes finais no final deste ano e preço superior a 2,88 milhões de euros, o Aspark Owl EV entrou para o Livro de Recordes Mundiais Guiness por ter alcançado a velocidade média mais elevada na categoria de 1/4 e 1/8 de milha, com as marcas de 318,85 km/h e 309,02 km/h, respetivamente. Isso significa que, juntamente com o Rimac Nevera, é um dos automóveis elétricos mais rápidos de sempre.
Contudo, o Rimac continua a deter o recorde mundial de carro elétrico de produção mais rápido em 1/4 de milha com um tempo de 8,582 segundos e também é o recordista mundial da velocidade máxima de um automóvel elétrico com 415 km/h.
O hipercarro bateu os recordes no evento Straightliners realizado no aeródromo Elvington, em Yorkshire, no Reino Unido. O Aspark Owl EV teve estreia europeia no início deste ano no Salon Privé.
O fabricante nipónico reclama que é o automóvel com maior aceleração do mundo, graças à potência combinada de 1980 cv desenvolvida pelos quatro motores elétricos. Isso quer dizer que tem quase o dobro da potência de um monolugar de Fórmula 1. No circuito de Misano, a aceleração dos 0 aos 100 km/h foi cronometrada com a marca de 1,72 segundos.
LEIA TAMBÉM
Aspark Owl é o novo rei da aceleração
O Aspark Owl EV terá uma produção limitada a apenas 50 unidades. Com chassis em fibra de carbono, este hipercarro pesa apenas 1900 kg e está equipado com uma bateria de iões de lítio com capacidade de 64 kWh, sendo anunciada uma autonomia de até 450 quilómetros.