À atenção da Tesla? ARES Design apresenta o primeiro Model S Cabrio

O fabricante italiano de carroçarias ARES Design acaba de dar a conhecer o primeiro Tesla Model Classe S descapotável.

Desvendada, inicialmente, através de um fórum, a proposta, invulgar, surge agora, de forma oficial, pela mão do seu criador, o fabricante italiano de carroçarias ARES Design. Sim, é isso mesmo: trata-se do primeiro Tesla Model Classe S descapotável.

Até hoje sem qualquer variante descapotável, concebida pela Tesla, a verdade é que o Model S da ARES Design é, muito mais, do que um cortar de tejadilho. Pelo contrário, esta unidade ganha, mesmo, uma série de argumentos desconhecidos do sedan elétrico de Palo Alto.

Assim e começando pelo tejadilho, o ARES Model S adopta uma solução de lona, em detrimento da cobertura fixa, em metal. Ainda que e segundo é possível perceber das fotos divulgadas, com a coberta a ocupar algum do espaço até aqui destinado aos lugares traseiros. Os quais, acrescente-se, continuam a existir nesta versão italiana do Model S, embora feitos à medida.

Sem o contributo dos pilares B, a ARES reforçou o resto da carroçaria, não ficando, contudo, claro, se o modelo conta, na zona por detrás dos encostos de cabeça, com sistema de barras de protecção que irrompem em caso de capotamento. Até porque e para tornar todo o visual mais harmonioso, a empresa decidiu revestir toda essa zona com uma cobertura em fibra de carbono.

LEIA TAMBÉM
A vingança serve-se fria. Tesla Model S Plaid recupera recorde de Laguna Seca

"Na ARES, a nossa filosofia de co-criação permite que os clientes trabalhem lado-a-lado com os nossos designers e engenheiros, para criar o seu próprio veículo, sob medida, naquele que é um serviço exclusivo na empresa", comenta o CEO, Dany Bahar. Acrescentando que, "este projecto Tesla é um excelente exemplo disso; foi um projecto puro de carroçaria, que gostamos muito de fazer e ver os resultados daqueles que são os nosso padrões inflexíveis".

Infelizmente e com o projecto a mostrar muito trabalho da parte do carroçador, o preço seria outro aspecto interessante de conhecer. Ainda que, levando em linha de conta a forma como todo o projecto é apresentado, o mais certo seja que este Model S Cabriolet não passe, pelo menos para já, de um one-off. O que acrescente-se, só torna ainda mais caro este produto...

Finalmente e quanto ao motor, uma vez que a ARIES Design nada avança quanto a alterações neste capítulo, o mais certo é que o modelo mantenha as especificações de fábrica. Ou seja, um sistema de propulsão 100% elétrico, a garantir uma autonomia acima dos 640 quilómetros, assim como uma capacidade de aceleração dos 0 aos 96 km/h em 2,3 segundos; ou, pelo menos, algo muito próximo disso, se levarmos em linha de conta o acréscimo de peso resultante do sistema de accionamento da capota de lona.