A Peugeot apresentou a versão elétrica da gama de comerciais médios, designada e-Expert.
A Peugeot acabou de revelar a sua versão elétrica do comercial médio do Grupo PSA, o e-Expert. A tecnologia é idêntica à dos modelos da Opel e da Citroën, estando a sua comercialização agendada na Europa para o segundo semestre de 2020.
A cadeia de tração é semelhante à dos novos Peugeot e-208 e e-2008, mas com um redutor adaptado com uma relação mais curta para responder às exigências operacionais de um veículo comercial.
O motor elétrico desenvolve uma potência 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm. Alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 50 kWh ou 75 kWh, permite uma autonomia de até 230 km ou 330 km, respetivamente.
O novo e-Expert vai oferecer aos utilizadores três modos de condução: Eco (60 kW, 190 Nm), em prol da autonomia; Normal (80 kW, 210 Nm), utilização no quotidiano; Power (100 kW, 260 Nm), para transporte de cargas pesadas.
Em termos de prestações em modo Power, a marca anuncia uma velocidade máxima de 130 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100/h em 13,1 segundos.
A duração do carregamento da bateria varia em função da fonte de alimentação, desde 30 minutos a partir de um posto público de 100 kW (80%) até 47 horas numa tomada doméstica convencional (bateria de 75 kWh).
Três comprimentos de carroçaria
O Peugeot e-Expert será proposto nas mesmas versões já disponíveis com motores térmicos. A oferta vai incluir furgões de mercadorias em três comprimentos de carroçaria (Compact, com 4,6 metros, Standard, com 4,95 metros e Longa, com 5,30 metros). Apresenta ainda Cabina Dupla (cinco ou seis lugares – fixos ou rebatíveis – nas versões Standard e Longa) e Chassis Cabina (para transformação por carregadores certificados na versão Standard).
O habitáculo apresenta algumas diferenças, destacando-se o "cluster" analógico com matriz de cores adaptado à versão elétrica. O ecrã tátil central tem navegação conectada 3D TomTom Traffic, assim como a indicação da distância a que os pontos de carregamento se encontram, em função da autonomia.
O comando de caixa automática "e-Toggle" é novo, assim como o seletor do modo de condução que permite alternar entre os modos Eco, Normal ou Power. Todas as versões recebem um travão de estacionamento elétrico.
O Peugeot e-Expert será comercializado nos níveis de equipamento PRO e Premium, assim como nas versões Asphalt (para utilização em estrada) e Urban (distribuição de última milha).