Descrito por muitos como um dos projectos mais ambiciosos da tecnológica norte-americana, que começou a ser trabalhado ainda durante a liderança do icónico fundador da Apple, Steve Jobs, o iCar já não vai, afinal, sair do reino do sonhos. Ou, pelo menos, não para já e com a atual liderança!
A notícia foi avançada pela agência noticiosa Bloomberg, com base em informações apuradas junto de fontes não identificadas mas conhecedoras de todo o processo, segundo as quais terá sido o vice-presidente da Apple responsável pelo projecto do iCar, Kevin Lynch, juntamente com o COO da companhia, Jeff Williams, a comunicar internamente o fim do desafio.
Embora nunca tenha sido oficialmente apresentado ao mundo, relatórios internos da Apple vieram já confirmar que a marca da maçã tem vindo a trabalhar num automóvel 100% elétrico desde 2014, com a ambição declarada de criar um veículo verdadeiramente referencial - equipado com navegação ativada por voz, capacidades de condução autónomas, além de um design luxuoso.
Já no início deste ano, veio a público a informação de que o projecto havia atingido um ponto decisivo no processo de desenvolvimento, o qual, acredita-se agora, não terá obtido os resultados pretendidos.
Entretanto e segundo também avança a Bloomberg, a decisão de encerrar o projecto do iCar deverá conduzir a um número ainda não apurado de despedimentos, embora exista também a possibilidade de alguns dos elementos poderem vir a ser transferidos para outros projectos, nomeadamente, no domínio da Inteligência Artificial. Cuja vertente generativa tem vindo a tornar-se uma prioridade cada vez maior na Apple.
Economia e mercado também não ajudam
Recordar, ainda, que a decisão de colocar um ponto final num projecto que relatórios internos anteriores já denunciavam não contar com o apoio da totalidade dos gestores seniores da empresa, levando mesmo a que fosse colocada em cima da mesa a hipótese de reduzir as suas ambições, ou até mesmo cancelá-lo (algo que veio agora a suceder), surge numa altura de aumento das taxas de juro, assim como dos receios quanto à rentabilidade.
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A juntar a estes factores, o arrefecimento global na procura por veículos elétricos, mas também os vários acidentes que têm ocorrido com veículos autónomos, em particular nos EUA, e que têm contribuído para minar a confiança do público nestas soluções.
De resto, todos estes aspectos acabaram, mesmo, por alimentar o cepticismo entre os investidores, os quais deram já mostras de apoiar o fim do projecto do iCar, ao contribuirem para um aumento do valor das acções da Apple, uma vez conhecidos estes relatórios.