Apple faz pedido de patente para realidade aumentada em pára-brisas inteligente

A Apple submeteu um pedido de patente para a aplicação de tecnologia de realidade aumentada num pára-brisas inteligente de um automóvel.

A Apple submeteu um pedido de patente para a aplicação de tecnologia de realidade aumentada num pára-brisas inteligente de um automóvel.

A Realidade Aumentada tem potencial para revolucionar a forma como o ser humano interage com a tecnologia e o mundo em seu redor. A Apple acabou de pedir a patente de um sistema de visualização de Realidade Aumentada que poderia gerar uma informação abundante no pára-brisas de um automóvel, algo parecido com um head-up display, mas em grande.

O sistema da tecnológica norte-americana utilizaria uma combinação de sensores para recolher informação relativa ao meio envolvente, recorrendo, para o efeito, a câmaras de infravermelhos e dispositivos recetores de sons, para criar uma imagem tridimensional em redor do veículo. Além disso incorporaria dispositvos como GPS e radares para obter informação em tempo real sobre a localização exata da viatura.

Embora a patente ainda só nas suas primeiras fases demonstra o potencial da Apple para causar impacto na indústria automóvel, designadamente na relação entre condutores e fabricantes de veículos autónomos.

A patente inclui igualmente a aplicação FaceTime que permitiria a comunicação visual entre passageiros de automóveis diferentes. Em 2018, a tecnológica apresentou sistemas semelhantes que mostravam uma informação extensa num pára-brisas inteligente.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz e ChatGPT introduzem inteligência artificial no assistente de voz

Em 2021, no evento anual de desenvolvedores, a Apple apresentou uma versão atualizada do CarPlay que incorporava sistemas de medição virtuais, widgets e acesso nativo à informação do automóvel.

O desenvolvimento de ecrãs de realidade aumentada e aplicações relacionadas é uma área de inovação que poderia melhorar a eficiência e a segurança dos veículos no futuro.