Os sistemas de infotainment apresentam cada vez mais funcionalidades, pelo que, por muito agradáveis que sejam, também podem ser um elemento de distração para os condutores. O estudo da AAA mostrou que, neste aspeto, as soluções da Apple e da Google são mais eficazes. A organização AAA - Foundation for Traffic Safety - comparou os sistemas de infotainment da Apple (Apple CarPlay) e da Google (Android Auto) e concluiu que, em comparação às soluções das marcas de automóveis, as propostas das duas empresas são mais eficazes. Os carros utilizados no estudo foram um Chevrolet Silverado, um Kia Optima, Ram 1500 - todos de 2018 - e um Ford Mustang e um Honda Ridgeline, ambos de 2017. São, portanto, propostas atuais. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/201019_Android_Auto_using_Google_Maps.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/Apple-Carplay.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/Opel-Zafira-mit-Navi-4-0-500628.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/chamadas.jpg] O estudo revela que, no que respeita a chamadas telefónicas, os sistemas da Apple e da Google demoram em média menos 24% do tempo - cerca de cinco segundos - para efetuarem chamadas em comparação com as soluções das marcas. Relativamente à utilização da inteface de navegação, neste aspecto também as soluções das duas empresas são mais rápidas em 31%, cerca de 15 segundos. Ressalva-se, no entanto, que em tarefas mais exigentes os sistemas de infotainment das marcas apresentam um desempenho semelhante. No exemplo da AAA, as soluções dos fabricantes "recuperam terreno" em funções como a consulta de documentos de balanço de empresas - uma atividade que, aparentemente, há quem pratique ao volante. No cômputo geral, o Apple CarPlay e o Android Auto apresentam um desempenho equivalente, refere ainda o estudo. São poucos os parâmetros em que a performance destes sistemas de infotainment difere, assinalando-se uma maior fluidez no envio de mensagens e na utilização do ecrã tátil da oferta da Apple e um melhor funcionamento dos controlos de voz e no uso de navegação na proposta da Google. A AAA alerta para que os condutores optem pelo seguro e executem tarefas mais complicadas com a viatura imobilizada. Em média, os condutores demoram 33 segundos a colocar a informação relativa à navegação. Durante esse tempo, a uma velocidade de 40 km/h, a viatura consegue percorrer o equivalente a três campos de futebol. Os sistemas de infotainment podem ser, de facto, uma distração adicional... Leia também: CIA considerou infotainment para possível missão de espionagem