Há muito anunciado e aguardado, o primeiro automóvel com a chancela da tecnológica Apple acaba de conhecer mais atraso, desta feita, para 2028. Adiamento que, de resto, vem também acompanhado de um downgrade nas expectativas…
A notícia foi avançada pela Automotive News, com base em informações divulgadas pela Bloomberg News, segundo as quais o primeiro veículos elétrico (EV) da marca da maçã, até aqui conhecido pelo nome de código 'Titan', não só chegará mais tarde, como deverá perder alguns dos atributos, prometidos aquando do anúncio do projecto.
Entre as alterações agora decididas, está, por exemplo, um recuo nas capacidades em termos de condução autónoma, com o Titan a ser agora prometido, já não com Nível 5, sinónimo de condução totalmente autónoma e sem necessidade da presença de um condutor, mas apenas com Nível 2. Algo que, diga-se, já é disponibilizado hoje em dia, por várias marcas e fabricantes automóveis.
Vale a pena recordar que, segundo alguns rumores surgidos ao longo dos anos, o projecto do primeiro carro 100% elétrico da Apple terá surgido, no seio da tecnológica norte-americana, logo após a apresentação do primeiro EV da Tesla, em 2008. Ou seja, numa altura em que Steve Jobs ainda se encontrava na liderança da marca da maça.
Já mais tarde, em 2017, o novo CEO Tim Cook, terá dado igualmente o seu acordo ao projecto, permitindo que a companhia continuasse os contactos e captação de talento, inclusive, junto de outros fabricantes automóveis, que ajudasse à evolução do projecto.
LEIA TAMBÉM
Apple faz pedido de patente para realidade aumentada em pára-brisas inteligente
No entanto e apesar de todo o investimento e aposta feitos, a verdade é que o desafio tem conhecido dificuldades e atrasos vários, obrigando, mesmo, a atrasos na sua apresentação e consequente lançamento no mercado
O último adiamento acabou fixando, como data de lançamento, 2026. Data que, sabe-se agora, dificilmente será cumprida, com a própria Apple a preferir agendar, a partir deste momento, a apresentação oficial do Titan, para dois anos depois, ou seja, 2028…