O Grupo Stellantis, que integra 15 marcas de automóveis, anunciou que quer voltar a fazer parte da ACEA - Associação Europeia de Construtores Automóveis, a partir de 1 de janeiro de 2025. Este regresso ocorre pouco depois da saída do português Carlos Tavares do cargo de CEO da Stellantis.
A Stellantis justifica o pedido de adesão com o momento crítico em que se encontra atualmente a indústria automóvel devido à profunda transformação em curso rumo à mobilidade zero emissões. Em comunicado explica que a, a ACEA é a “plataforma certa” para o desenvolvimento de uma “compreensão partilhada dos temas e para uma união em torno de um caminho comum para fazer avançar a transição”.
Esta posição é oposta à do anterior CEO Carlos Tavares que retirou a Stellantis da ACEA porque afirmava que associação representativa dos 16 maiores construtores europeus de automóveis, camiões e autocarros era incapaz de travar a política da União Europeia em acabar com as vendas de veículos com motor de combustão interna a partir de 2035.
O português, que já foi presidente da ACEA, defendia que a Stellantis iria fazer o seu próprio caminho no que dizia respeito às questões da mobilidade.