APEX AP-0. Inglês, desportivo, elétrico, chega em 2022

O AP-0, da marca inglesa APEX, irá utilizar a leveza como a sua arma principal. Elétrico e com um peso de 1200 kg, promete ter prestações de topo.

Já tinha ouvido falar na Apex? Nós, também não, mas a verdade é que esta desconhecida marca inglesa prepara-se para dar a conhecer o seu primeiro modelo: um pequeno desportivo, denominado AP-0, e 100% elétrico. Que, com vários motivos de interesse, deverá chegar ao mercado em 2022.

A recém-chegada APEX apresentou um concept que promete atualizar o conceito de performance 100 % elétrica: o AP-0.

Com "apenas" 650 cv de potência nas rodas traseiras e um peso reduzido (tendo em conta a configuração elétrica), o APEX AP-0 promete alcançar os 100 Km/h nuns rápidos 2.3 segundos.

Este sprint, iguala os níveis de performance de híper-carros como o Rimac C_Two, o Lotus Evija ou o Pininfarina Battista. Já a velocidade de ponta não acompanha a destes elétricos, ficando-se pelos 305 Km/h.

As óticas traseiras do APEX AP-0 imitam o logo da marca.
As óticas traseiras do APEX AP-0 imitam o logo da marca.

Unidade motriz como ingrediente de leveza

Estas prestações serão alcançadas graças à mentalidade adotada na construção deste modelo, que privilegiará, acima de tudo, a leveza.

O baixo peso será alcançado com ajuda do próprio conjunto propulsor: o motor e as próprias baterias de lítio de 90 KWh, que, em conjunto, pesam apenas 550 kg.

As baterias serão montadas na plataforma do desportivo, entre eixos, para assim baixar ao máximo o centro da gravidade.

A autonomia também irá beneficiar do peso reduzido: segundo a APEX, o AP-0 contará com uma autonomia de até 514 quilómetros, distancia que se equipara à de modelos de performance mais modesta , tais como o Hyundai Kauai, o Mustang Mach-E ou o Tesla Model 3 .

Inspirado na competição

O segundo ingrediente, que permitirá alcançar a cifra de 1200 kg, será a construção da plataforma. Esta, fortemente inspirada em soluções usadas na Fórmula 1 e nos protótipos de Le Mans, ou seja, modular e construída completamente em fibra de carbono. Com destaque para uma espinha dorsal, que introduzirá rigidez adicional.

LEIA TAMBÉM
Lotus. Futuro Esprit anuncia-se para 2021… com novo V6 híbrido

A inspiração na competição, continua no desenho da suspensão. O AP-0 usufruirá de um sistema pushrod, como vemos nos monolugares da Fórmula 1, mas com a adição de amortecedores adaptivos, que ajustam a altura ao solo, automaticamente.

Para travar, este desportivo utilizará discos de travão carbono-cerâmicos, com pinças de 6 êmbolos à frente, e de 4 atrás.

No que toca ao exterior, a carroçaria foi esculpida pela aerodinâmica e utiliza, mais uma vez, soluções inspiradas na competição.

Um interior espartano

A cabina é minimalista e contém apenas o essencial. As backets em fibra de carbono farão o condutor sentar-se numa posição de condução semelhante à de um monolugar de competição. Já as funcionalidades do carro, poderão ser controladas através de vários botões no volante, mas também de um ecrã na consola central.

Com a abertura das portas, o APEX AP-0, revela o abundante uso de fibra de carbono na sua construção.
Com a abertura das portas, o APEX AP-0, revela o abundante uso de fibra de carbono na sua construção.

Curiosamente, este modelo integrará sistemas de ajuda à condução e segurança. Inclui tecnologia de manutenção na faixa de rodagem, cruise controlo adaptativo e travagem automática de emergência.

Adicionalmente, a APEX revelou que o desportivo poderá alcançar uma condução autónoma de nível 3. Para referência, o sistema Autopilot da Tesla é de nível 2.

É de frisar que o concept recentemente apresentado é real e possui todas as características anunciadas. O que não se sabe ainda é se todas estarão presentes, no modelo de produção.

O AP-0 estará disponível em 2022, com um preço anunciado de 164,610 euros. Aos dias de hoje.