A Renault não renovou o Clio. A Renault fez um Clio totalmente novo.
É a quinta geração, que chega em setembro, com novas dimensões, novos materiais, novo chassis, nova estrutura, novos equipamentos... novos motores. Fique a conhecê-lo melhor neste video, feito durante a apresentação nacional da nova geração Clio V, que decorreu em Portugal.
Embora seja mais pequeno por fora, o novo modelo tem um pouco mais de espaço habitável, ganhou alguns litros de volume na bagageira e exibe uma qualidade de materiais interiores incomparável aos da geração IV.
Nos motores a grande novidade imediata está no pequeno tricilindrico de um litro, que anima a versão TCe 100. Vem substituir o anterior TCe 90 e, tal como o nome indica, debita 100 cv de potência, tendo-se tornado um motor bastante mais solícito a baixa rotação.
Outra novidade, menos imediata, porque está agendada para 2020, é o Clio híbrido, com tecnologia E-Tech. Terá um motor a gasolina de 1.6 litros, associado a dois motores elétricos.
O chassis do Clio foi também todo ele aperfeiçoado, notando-.se uma postura em estrada mais firme e estável, mas com uma absorção mais robusta, que filtra melhor ruídos e vibrações vindos do pavimento.
A direção é outro órgão a revelar diferenças. Está mais direta, obrigando a menos movimento do volante para descrever a mesma curva.
A caixa de velocidades tem o seletor um pouco mais elevado para melhria da ergonomia de condução e toda a consola central está agora voltada para o condutor, sendo dominada por um ecrã digital vertical de grandes dimensões (em algumas versões), bastante mais elevado para que os olhos não sejam tão desviados da estrada.
Tudo no Clio melhorou e evoluiu, respeitando sempre as formas e a estética do modelo que conquistou tantos compradores pelo coração, o Clio IV.
Não vale, no entanto, a pena esperar por uma carrinha, porque não vai aparecer. Em vez dela, a tarefa de transportar mais malas e de dar mais espaço aos ocupantes será atribuída ao novo Captur.
Fique a conhecer o novo Clio V neste video.