A Ford prepara-se para mudar de design. A anunciá-lo, a saída do veterano director para o design da construtor, Moray Callum, o qual vai agora dar o seu lugar ao ex-Renault Anthony Lo, responsável por concepts como o Dezir, o Captur ou o Initiale Paris... além do revolucionário Saab Aero X.
Aliás e no que diz respeito a este último concept, considerado particularmente revolucionário aquando da sua apresentação, no Salão de Paris de 2006, foi concebido por Anthony Lo durante a sua passagem pelo departamento de design daquela que é a rival directa da Ford, a General Motors, entre 2004 e 2010.
Aliás, durante esse período, em que inclusivamente liderou o departamento de Advanced Design da GM, Lo orientou vários projectos, também da Opel e da Vauxhall.

Entretanto, em 2010, o designer transferiu-se para a Renault, onde se manteve à frente da chamada estratégia de design "Cycle of Life", implementada no construtor francês, e da qual resultaram concepts como o Dezir, apresentado no Salão de Paris de 2010; o Captur e o R-Space, desvendados em Genebra 2011; o Frendzy, revelado no salão de Frankfurt de 2011; o Twin'Z, em Milão 2013; o Twin'Run, no Mónaco, em 2013; e o Initiale Paris, na exposição de Frankfurt de 2013.
LEIA TAMBÉM
Kia Motors foi buscar novo diretor de design à BMW
"A nossa indústria está a evoluir mais rapidamente do que nunca, sendo que a Ford promete conquistar a confiança dos clientes, permanecendo na vanguarda dessa curva", afirma o Chefe de Desenvolvimento de Produto Global, Hau Thai-Tang. Explicando, sobre a escolha de Anthony Lo, que "é um líder em design de classe mundial, com um histórico global exemplar".

"Estamos entusiasmados em tê-lo como líder da nossa organização de design, à medida que aceleramos a criação de produtos conectados, inteligentes e cada vez mais eletrificados", conclui o mesmo responsável.
Moray Callum, o designer do novo Bronco
Quanto a Moray Callum, embora esteja de saída, deixa, sem dúvida, a sua marca na história do construtor norte-americano da oval azul. Registo que, aliás, remonta a 1995, numa altura em que ainda estava na Mazda.

Já à frente do design da Ford, Moray liderou projectos como o da Super Duty de 1999 e a Explorer de 2011, já para não falar no Mustang de 2015 e no marcante Ford GT.
Contudo, a influência de Moray Callum não terminou nestes modelos, mas continuou em propostas recentes, como é o caso do novo e regressado Ford Bronco, ou ainda da nova F-150 e do Mach-E. Três modelos que, em termos de design, representam, de certa forma, o passado, o presente e o futuro do fabricante automóvel de Detroit.

"A influência de Moray está, hoje em dia, bem presente pelas estradas de todo o mundo", comenta Thai-Tang, acrescentando que "ele trouxe e sustentou uma visão de design e liderança para os diferentes estúdios da marca - incluindo o departamento Ghia, em Itália, e da Mazda, no Japão, assim como da Ford e Lincoln -, que elevou a beleza, o significado e a função dos automóveis, camiões e SUV, para milhões de clientes".