Alcoolímetro ou bloqueio de álcool. ANSR vai testar sistema em Portugal

A ANSR vai testar um sistema de alcoolímetro ou bloqueio de álcool em Portugal, o qual impede a ligação do motor se detetar que o nível...

A ANSR vai testar um sistema de alcoolímetro ou bloqueio de álcool em Portugal, o qual impede a ligação do motor se detetar que o nível no sangue é superior ao permitido por lei. Na prática funciona como um teste do balão, mas integrado na viatura.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai testar um sistema eletrónico para controlar o nível de álcool no sangue dos condutores dentro dos veículos e impedir o arranque dos veículos.

Esta medida do ANSR decorre da entrada em vigor no dia 6 de julho de 2022 de uma diretiva comunitária que obriga à instalação de um alcoolímetro ou bloqueio de álcool nos veículos novos. 

O dispositivo tem o objetivo de evitar que o veículo seja conduzido por indivíduos sob a influência de álcool. Antes de poder arrancar o motor, o condutor tem de efetuar um teste de álcool para verificar se está sob o efeito do álcool. A calibragem do bloqueio de álcool decorre em conformidade com o valor limite de cada mercado em vigor para condução legal.

Em termos técnicos, o automóvel dispõe de uma interface para conexão de bloqueio de álcool de diferentes fabricantes e modelos recomendados pela Volvo. A interface facilita a conexão do bloqueio de álcool e permite um funcionamento integrado com as mensagens do mostrador principal relacionadas com o bloqueio de álcool.

Medida anunciada em Lisboa

O projeto do ANSR foi revelado pelo presidente desta instituição Rui Ribeiro durante a conferência internacional, intitulada "A luta contra a condução sob o efeito do álcool e o contributo dos alcohol interlocks", que decorreu em Lisboa.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o presidente da ANSR afirma que é muito semelhante ao vulgar teste do balão. "A única diferença é que este instrumento está ligado à eletrónica do veículo e permite ou não colocá-lo em marcha".

LEIA TAMBÉM
UE quer bloqueio da ignição para condutores alcoolizados

O responsável refere que este sistema já foi implementado em vários países da Europa. "Ouvimos a realidade de outros países e estamos a transpor para a realidade nacional: como poderia ser enquadrado no nosso ordenamento jurídico e no Código da Estrada".

Conhecido por alcoolímetro, bloqueio de álcool, alcolock ou interlock, o sistema já é usado em vários países e encontra-se disponível em muitos modelos de veículos, quer de uso profissional, quer particular. Segundo alguns estudos, o sistema será 45% a 90% mais eficaz do que outros sistemas de prevenção.