O projecto, pensado desde a apresentação do GT Concept, em 2017, prepara-se agora para chegar a bom porto: a Mercedes acaba de agendar a apresentação oficial do futuro AMG GT Coupé de 4 portas híbrido plug-in, também conhecido como GT73e, a prometer mais de 816 cv de potência, para o próximo dia 1 de setembro. Um "aviso", também para a vizinha Porsche!
Rival directo e assumido do Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid, esta nova versão PHEV do Mercedes-AMG GT Coupé de 4 portas tem vindo a ser trabalhada nos últimos tempos, com os rumores a avançarem, desde logo, a possibilidade do modelo poder vir a ostentar a designação GT73e. Algo que, pelo menos para já, ainda não tem confirmação oficial, existindo, mesmo, outros rumores que apontam no sentido de que a denominação será AMG GT63 E-Performance.
Seja qual for o nome pelo qual será conhecido, certo parece ser, já, que este novo Mercedes-AMG GT envergará um sistema de propulsão híbrido plug-in, com base no bloco V8 4.0 biturbo, conhecido como M177. Ao que se junta, depois, um motor elétrico, como forma de oferecer, em conjunto com o bloco de combustão, não apenas uma potência acima dos 816 cv, como também um binário ainda mais impressionante: 1.001 Nm. Valores que, avança desde já o fabricante, deverão permitir-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,0 segundos.
Ainda segundo avança a Mercedes-AMG, este novo modelo será comercializado ao abrigo da sub-marca "E-Performance", da qual fará igualmente parte a próxima geração AMG C63, impulsionado por um quatro cilindros eletrificado, assim como o hiperdesportivo AMG One, proposta derivada do carro de Fórmula 1.
LEIA TAMBÉM
Porsche destronada. Mercedes-AMG GT 63 S recupera coroa do Nürburgring
Voltando ao AMG GT73e, uma configuração em que a unidade de accionamento elétrico, sinónimo de um motor elétrico, transmissão de duas velocidades e diferencial de deslizamento limitado, surge montada sobre o eixo traseiro, com o propulsor a garantir uma potência máxima, embora por não mais que 10 segundos, de 150 kW (cerca de 204 cv). Numa utilização regular, o valor não irá além dos 70 kW (pouco mais de 95 cv).
Oferecendo, ainda, um binário máximo de 320 Nm, o motor elétrico irá buscar a energia a uma bateria de 6,1 kWh, a qual acrescentará 89 kg ao peso total do modelo.
O mais caro da gama
Ainda de acordo com as informações já divulgadas, este novo Mercedes-AMG GT Coupé de quatro portas PHEV passará a ser, igualmente, a versão mais cara do modelo. Sendo que, mesmo em termos da totalidade da gama da Mercedes-AMG, esta proposta só será superada, em termos de preço, pelo Maybach Classe S V12 e pelo hiperdesportivo AMG One.
Após a apresentação online, este (suposto) AMG GT73e terá o primeiro contacto in loco com o público no Salão Internacional do Automóvel (IAA) de Munique, onde a marca da estrela já tem previsto apresentar, pela primeira vez, a versão AMG da sua berlina 100% elétrica EQS, além da variante 100% elétrica do Classe E, o EQE elétrico.