Durante vários anos o desportivo por excelência na oferta da marca da estrela, o Mercedes-AMG GT R prepara-se agora para dizer adeus... e já em 2021.
A informação é avançada pela Allcarnews, através da plataforma YouTube, com o site a citar um suposto e-mail enviado pela Mercedes-Benz para a rede de concessionários, comunicando que o até há bem pouco porta-estandarte da marca, será descontinuado em 2021.
Aliás, o mesmo e-mail refere ainda que, quaisquer encomendas da edição 2021 do GT R, só serão aceites até ao dia 29 de dezembro do próximo ano, não existindo qualquer hipótese de ser prolongarem para 2022.
Recorde-se que, neste momento, a Mercedes tem já um novo porta-estandarte, o AMG GT Black Series, modelo com o qual a marca alemã já fixou, inclusivamente, um novo recorde de volta mais rápida ao circuito de Nürburgring. Graças não só a um aumento de potência de cerca de 150 cv, mas, principalmente, a um maior desempenho e eficácia.
LEIA TAMBÉM
Veja a volta do Mercedes-AMG GT R Pro a Nurburgring
Aliás e embora ambos optem por uma motorização V8 4.0 biturbo montado à frente (embora diferente na sua concepção) e com caixa automática desportiva AMG Speedshift DCT de 7 velocidades, a maior eficácia do AMG GT Black Series faz-se notar, desde logo, no consumo combinado, com este último a conseguir anunciar, apesar dos 730 cv de potência, contra "apenas" 585 cv do GT R, um consumo combinado apenas 0,1 l/100 km mais alto que o segundo. Diferenciando-se, ainda e também ligeiramente, nas emissões, com 292 g/km no Black Series, contra 288 g/km do GT R.
Diferenças mais substanciais, só mesmo no preço, com o AMG GT R a custar, em Portugal, 229 850€, ao passo que o GT Black Series começa nos 410 899,99€.
Entretanto e no caso do GT R, a pressão vem, também, de baixo e, nomeadamente, do GT C. O qual, após ter visto a sua potência subir para os 557 cv, está agora a menos de 30 cv do R. Tornando cada vez mais desnecessária uma oferta tão grande... e próxima entre si.