Com duas versões. Mercedes apresenta o EQE by AMG

A Mercedes-AMG acaba de apresentar o seu segundo eléctrico, baseado no EQE, e com duas versões: 43 4MATIC e 53 4MATIC+.

Após vários anos a fabricar desportivos com grandes motores V8, a AMG acaba de apresentar o seu segundo eléctrico no espaço de meio ano - o EQE. Modelo em que foi utilizada a receita do costume, neste caso, aplicada em duas versões - 43 e 53 4MATIC -, ambas a contarem com mais potência, ligações ao solo distintas da versão standard, e pormenores estéticos distintivos.

Não há muito tempo, um modelo AMG era sinónimo de um motor grande, com muito binário e com o borbulhar característico de um V8. No entanto, os tempos mudam e a divisão de performance da Mercedes-Benz acaba de revelar o AMG EQE, pouco tempo depois de anunciar o seu primeiro eléctrico.

Apesar da ausência de ruído do motor, a AMG empregou a fórmula do costume e extraiu (muito) mais potência dos dois motores eléctricos que equipam o EQE. Segundo a motor1, graças à adopção destes dois motores eléctricos, com alterações como novas bobinas e inversores específicos, o AMG consegue atingir os 476 cv e 858 Nm de binário, no caso da versão mais "básica", EQE 43 4MATIC, enquanto ao EQE 53 4MATIC+ chega aos 617 cv e 950 Nm. Ou seja, a potência mais do que duplica, face aos 292 cv da versão de base, a qual conta com um único motor eléctrico.

Versão verdadeiramente desportiva do Mercedes EQE, o AMG EQE será proposto com dois níveis de potência. Ambas superiores ao valor anunciado pela versão standard
Versão verdadeiramente desportiva do Mercedes EQE, o AMG EQE será proposto em duas versões, ambas com potências superiores ao valor anunciado pela versão standard

No entanto e no caso deste upgrade não chegar, vai ainda existir um pacote opcional chamado Dynamic Plus, disponível apenas para o EQE 53 4MATIC+, cuja função boost permitirá fazer disparar a potência para 687 cv, além de acrescentar 50 Nm ao binário, que assim passa para 1000 Nm.

Com prestações (e suspensão) a condizer

Graças a este atributo, o AMG EQE 53 4MATIC+ Dynamic Plus deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos (desde que com pelo menos 70% da carga nas baterias), enquanto a versão sem o pacote opcional deverá ficar-se pelos 3,5 segundos. Já o EQE 43 4MATIC, ficar-se-á pelos 4,2s, exigindo apenas que a carga das baterias não esteja abaixo dos 50 por cento.

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Diferenças, também, à medida que a velocidade aumenta, com o EQE 43 a não passar dos 210 km/h, enquanto o EQE 53, tanto pode ficar-se pelos 220 km/h, como chegar aos 240 km/h. Resultado, mais uma vez, da presença, ou não, do tal pacote opcional.

Como é habitual e, neste caso, independentemente da versão escolhida, também a suspensão mereceu a atenção da divisão de performance da Mercedes. Com o EQE da AMG a receber várias alterações na suspensão frontal e traseira, as quais incluem mangas de eixo, tirantes da suspensão e barras estabilizadoras mais rígidos. Os casquilhos foram também substituídos por uns mais firmes e com tolerâncias inferiores, e foram montados amortecedores adaptativos, com duas válvulas para limitar a pressão.

Embora evoluído na aerodinâmica, o Mercedes-AMG EQE anuncia uma autonomia elétrica bastante mais reduzida que a versão standard. Culpa da subida da potêntcia...
Embora evoluído na aerodinâmica, o Mercedes-AMG EQE anuncia uma autonomia elétrica bastante mais reduzida que a versão standard. Culpa da subida da potêntcia...

Em conjunto com os diferentes modos de condução, estas soluções deixam o AMG EQE mais firme e perto do chão, com benefícios para o comportamento em curva e para a aerodinâmica.

Ainda assim, até mesmo a menor resistência aerodinâmica, não faz milagres, e a autonomia do AMG EQE será muito inferior à do modelo normal. A Mercedes-AMG avança com valores entre os 444 e os 518 km, resultado de uma bateria de 90.6 kWh, ou seja, muito abaixo dos 659 km propostos pelo EQE normal. Embora com este novo desportivo elétrico a beneficiar da possibilidade de carregamentos rápidos com potências até 170 kW, bastando-lhe apenas 15 minutos para garantir energia para mais 180 quilómetros WLTP.

Alterações estéticas equilibradas

A nível da aparência, as alterações são subtis, marcando a diferença e optimizando o efeito de downforce, sem estragar a aerodinâmica.

Além do exterior, também no habitáculo o EQE da AMG promete uma vivência mais... desportiva
Além do exterior, também no habitáculo o EQE da AMG promete uma vivência mais... desportiva

Para além da grelha em preto, com barras verticais e com o símbolo AMG, existem novidades como o difusor traseiro, novas jantes ou um pequeno spoiler na mala.

No interior, estão presentes os upgrades do costume, tais como os bancos desportivos, o volante com fundo plano, ou a combinação de superfícias escuras com detalhes em vermelho.

Embora mais desportivo, o Mercedes-AMG EQE mantém, igualmente, uma vertente familiar. Como é o caso do banco traseiro para três passageiros...
Embora mais desportivo, o Mercedes-AMG EQE mantém, igualmente, uma vertente familiar. Como é o caso do banco traseiro para três passageiros...

O sistema de conectividade integra funções específicas da AMG e existe um conjunto de sons artificiais, chamado AMG Sound Experience, dependentes do modo de condução seleccionado.

Com data e preço por definir

Agora desvendado, por conhecer continua, ainda, quer a data de lançamento destes dois Mercedes-AMG EQE no mercado, quer o seu preço final.

Embora agora desvendado, ainda não se sabe quando é que a versão mais vitaminada do eléctrico EQE vai estar disponível no mercado... ou até mesmo por que preço!
Embora agora desvendado, ainda não se sabe quando é que estas duas versões AMG do eléctrico EQE vão estar disponíveis no mercado... ou até mesmo por que preço!