Amesterdão vai ter 75 autocarros elétricos da VDL em operação

A GVB de Amesterdão adjudicou mais 44 autocarros elétricos articulados à VDL, aumentando para 75 unidades a frota do Citea Electric.

A GVB de Amesterdão adjudicou mais 44 autocarros elétricos articulados à VDL, aumentando para 75 unidades a frota do Citea Electric, quando estiverem em operação em 2022.

A VDL Bus & Coach vai aumentar a frota de autocarros elétricos em operação na cidade de Amesterdão para 75 unidades do modelo Citea Electric. A empresa de transportes públicos urbanos da principal cidade dos Países Baixos, GVB, adjudicou mais 44 unidades articuladas VDL Citea SLFA-180 Electric, que deverão ser entregues até ao início de 2022.

A aquisição dos novos autocarros elétricos insere-se na estratégia de redução das emissões de dióxido de carbono na cidade de Amesterdão. Para o efeito, o município está a desenvolver um roteiro para ser alcançada a neutralidade carbónica até 2050. Neste quadro está prevista uma diminuição de 5% em 2025, 55% em 2030 e 95% em 2050, comparativamente com níveis de 1990. Parte desta redução vai ser alcançada por uma frota de autocarros da GVB livre de emissões a partir de 2025.

"Desta forma, a GVB está claramente a dar um importante contributo para que possam ser atingidos os objetivos da cidade de Amesterdão", comenta Ard Romers, diretor executivo da VDL Bus & Coach Nederland. 

"Temos orgulho em prosseguir a nossa cooperação com os parceiros neste projeto, baseada na confiança criada nos anos recentes", sublinha o responsável da VDL. "Como parceiro de transição, estamos felizes por disponibilizar a nossa experiência e conhecimento. Mais de 900 autocarros Citea percorrem mais de 135 mil quilómetros por dia em importantes cidades europeias. O facto de voltarmos a fornecer autocarros elétricos para Amesterdão é, obviamente, muito especial. Os Países Baixos são líderes na Europa na eletrificação do transporte público", acrescenta Ard Romers.

Infraestrutura de carregamento

No final de 2018, a GVB e a VDL Bus & Coach assinaram um contrato para 31 autocarros elétricos, com opção para mais 69 unidades. O acordo prevê uma colaboração estreita entre a Amsterdam Transport Region, como entidade concedente, o município de Amesterdão, a GVB e a VDL.

Em 2020, os autocarros VDL Citea Electric estão em operação nas carreiras 15, 22 e 61, todas com partida ou chegada na Estação de Sloterdijk. Este primeiro lote incluiu nove unidades SLF-120 Electric e 22 articuladas SLFA-180 Electric. O segundo lote a ser fornecido à GVB é constituído por 44 autocarros elétricos articulados.

https://youtu.be/sciFPLRb2fo?list=TLGGFxrv6-ZIMeoxOTA4MjAyMQ

Além do fornecimento dos autocarros elétricos, a VDL também será responsável pela implementação da infraestrutura de carregamento. Na Estação Central de Amesterdão estará disponível o carregamento rápido. Os veículos também poderão ser carregados em Garage West ou Garage Noord.

Os 44 novos autocarros VDL Citea SLFA-180 Electric serão equipados com uma bateria High Energy com 422 kWh de capacidade. Os veículos também estarão dotados com câmaras exteriores, que em combinação com dois ecrãs no interior asseguram uma melhor visibilidade ao motorista. Todos os veículos vão dispor de uma rampa elétrica para facilitar o acesso de passageiros de mobilidade reduzida.

LEIA TAMBÉM
Engenharia portuguesa no carregamento de autocarros elétricos da VDL

Um piso totalmente plano, um elevado grau de modularidade, dimensões compactas e uma excelente manobrabilidade fazem do Citea Low Floor Electric uma proposta adequada para o transporte público urbano. As amplas portas de entrada e saída tornam esta versão do Citea na mais indicada para elevados fluxos de passageiros e elevadas frequências. O VDL Citea SLFA-180 Electric está vocacionado para carreiras de transporte público com um elevado número de passageiros.