Hyundai explica inovador sistema CVVD do motor (vídeo)

A Hyundai explicou o seu novo motor SmartStream G1.6 T-GDI, em que a alteração contínua do tempo de duração das válvulas benefícia consumos e emissoes

A alteração contínua da duração das válvulas vai trazer benefícios em três campos essenciais: performance, consumos e emissões

A polémica sobre quais serão os motores do futuro continua animada. É verdade que os fabricantes apostam cada vez mais nos elétricos e no hidrogénio. Mas parece que a vida dos motores de combustão não está assim tão perto do fim. Por um lado, porque são essenciais aos híbridos. Além disso, porque continuam a receber evoluções diversas que melhoram a sua performance. A Hyundai revelou mais uma, a alteração contínua do tempo de duração das válvulas.

https://www.youtube.com/watch?v=5atYksEpAm8

A marca explica que nos sistemas variáveis anteriores o fecho das válvulas estava sempre dependente do momento da sua abertura, ou pelo ajuste do volume de ar através do espaço da abertura. O que deixa de ocorrer. O segredo está em dois bracos ligados ao centro da árvore de cames. Isso permite alterar o seu posicionamento, fazendo com que a abertura e fecho das válvulas sejam também modificados. Nos regimes mais baixos é colocado menos ar no motor, para reduzir fricção e emissões. Já com altas rotações, é maximizado o ar na câmara de combustão, criando uma mistura mais "rica" que fornece mais performance.

Chega ao mercado este ano...

Esta inovação está perto de chegar ao mercado, pois surgirá no motor SmartStream G1.6 T-GDI. Além do sistema de alteração contínua do tempo de duração das válvulas, este bloco traz outras novidades. Como o aumento da pressão de injeção, uma gestão otimizada da temperatura e ainda um sistema específico para a recirculação dos gases de escape. Por estas e outras inovações, a fricção interna do motor foi reduzida em 34%.

A marca coreana já fez as contas aos benefícios obtidos. E anuncia que haverá uma melhoria de 4% na performance, acompanhada de reduções de 5% nos consumos e de 12% nas emissões. Relativamente às especificações, a potência será de 180cv e binário de 264Nm. A estreia fica a cargo do Hyundai Sonata Turbo no mercado sul-coreano, ainda durante 2019.

Veja também:

Mazda revela segredos do motor revolucionário SkyActiv-X
Hyundai patenteia motor com cilindros de diferentes capacidades
Válvulas digitais inteligentes: solução para os motores de combustão
Infiniti QX50 estreia taxa de compressão variável
Como funciona a injeção de água no motor (vídeo)

Fonte: Hyundai, via Autoblog