Sinal de uma nova era. Alpine e IED mostram o A4810... a hidrogénio

A Alpine acaba de dar a conhecer, em conjunto com o IED, o estudo para um superdesportivo a hidrogénio a que foi dado o nome de A4810.

Com a Alpine a preparar a entrada numa nova era, da qual poderá fazer também parte o hidrogénio, os estudantes do mestrado de 'Transportation Design', no 'Istituto Europeo di Design' (IED) de Turim, acabam de divulgar as formas definitivas e totais do projecto conhecido como A4810. Do qual poderá resultar o primeiro desportivo da marca de Dieppe, movido a hidrogénio.

Resultado de um trabalho conjunto entre a Alpine e os 28 alunos do mestrado de 'Transportation Design' (Design de Transportes) no Istituto Europeo di Design - IED, o A4810 é o resultado final de um desafio lançado pela marca de Dieppe, que os mestrandos do instituto sedeado em Itália decidiram aceitar - conceber o Alpine do futuro, cujo lançamento no mercado deverá ter lugar em 2035, equipado com todas aquelas que serão, à data, as tecnologias de nova geração. Tudo isto, mantendo o ADN dos carros da marca francesa.

O resultado deste desafio foi agora divulgado, com os alunos do IED a mostrarem um desportivo fortemente rebaixado e repleto de ângulos insinuantes, com dimensões exteriores que passam pelos 5,09 m de comprimento, 2,01 m de largura e 1,05 m de altura. Tudo isto, num corpo em que as ópticas dianteiras surgem incorporadas na ponta do nariz, invisíveis quando não ligados, mas que, ainda assim, não deixam de ter uma assinatura luminosa marcante.

O Alpine A4810 by IED exibe formas e ângulos insinuantes
O Alpine A4810 by IED exibe formas e ângulos insinuantes

A partir das ópticas, crescem os pára-lamas, sendo suplantados em altura apenas pelo habitáculo, com o carro a terminar numa traseira que, quando vista de cima, parece desenhar um 'W'. Cujas pontas integram aquilo que será a iluminação traseira, concebida como se de lâminas de vidro se tratasse, e que, por sua vez, surgem visivelmente destacadas da carroçaria.

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Ainda na traseiro, a presença de umas saídas de escape duplas ao centro, das quais, no entanto e tendo em conta que este protótipo será impulsionado por um trem de força a hidrogénio, só deverá sair vapor de água.

Passando ao habitáculo, o anúncio de um interior de inspiração igualmente futurista, e que o volante surge projectado para fora do tablier, ao mesmo tempo que ecrãs de cada um dos lados do volante, mostram aquilo que se passa na traseira do A4810.

Nem só o exterior do A4810 assume formas futuristas; também o interior segue o mesmo princípio
Nem só o exterior do A4810 assume formas futuristas; também o interior segue o mesmo princípio

Quanto aos passageiros, são recebidos por bancos desportivos divididos em várias secções, ao mesmo tempo que, em redor, aplicações em vermelho decoram o ambiente.

Inspirado no Monte Branco

Sem qualquer alusão ou confirmação quanto ao tipo de propulsão escolhida (apenas se sabe que o caderno de encargos referia que o desportivo utilizar o hidrogénio como combustível...), dizer apenas que, quanto ao nome - A4810 -, é uma referência à altura do Monte Branco, montanha que faz parte dos Alpes.

Radical é apenas um dos muitos adjectivos que podem ser aplicados ao A4810
Radical é apenas um dos muitos adjectivos que podem ser aplicados ao A4810

Já sobre o processo de criação que resultou no modelo agora apresentado, a Alpine revela que cada aluno começou por criar a sua própria interpretação, sendo que, a partir daí, foi a própria marca francesa que seleccionou as duas propostas finalistas e pediu para que o modelo final combinasse aspectos de ambas.

"A contribuição da Alpine foi a paixão, o entusiasmo e a presença constante, sendo que este é mais um marco na colaboração internacional. Além disso, esta foi uma oportunidade para os alunos trabalharem sob a orientação de Antony Villain, diretor de design da Alpine; Raphael Linari, designer-chefe da Alpine; e vários ex-alunos do IED, que tivemos o prazer de ver novamente", afirma a diretora do IED Turim, Paola Zini.

Embora de passagem à produção difícil, senão mesmo impossível, o A4810 é, sem dúvida, um concept que causa impacto
Embora de passagem à produção difícil, senão mesmo impossível, o A4810 é, sem dúvida, um concept que causa impacto

A preparar o primeiro EV

A terminar, recordar, apenas, que a Alpine anunciou, recentemente, o lançamento de um novo modelo 100% elétrico, o GT X-Over EV, o qual deverá chegar ao mercado em 2025.

Esta nova proposta, que será também o primeiro modelo elétrico no line-up do fabricante de Dieppe, terá por base a plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que também é utilizada pelo Nissan Ariya.

Poderá o A4810 ser o superdesportivo porta-estandarte que a Alpine necessita? Resta aguardar pelos próximos tempos...
Poderá o A4810 ser o superdesportivo porta-estandarte que a Alpine necessita? Resta aguardar pelos próximos tempos...

Ao mesmo tempo, uma versão elétrica do A110, assim como um hatchback, estão igualmente a caminho.