Aguardado como o primeiro modelo 100% elétrico a figurar no line-up da marca de Dieppe, o Alpine GT X-Over já tem data de início de produção, assim como local onde ser montado. É a 'Renaulution', neste caso, aplicada ao pequeno fabricante francês de desportivos...
Numa altura em que o Grupo Renault comemora um ano sobre a apresentação do seu novo plano estratégico de eletrificação, intitulado 'Renaulution', foi o próprio CEO da companhia, Luca de Meo, ladeado pelo CEO da Alpine, Laurent Rossi, quem anunciou a chegada daquele que será o primeiro modelo 100% elétrico do fabricante de Dieppe.
Segundo revelou de Meo, o Alpine GT X-Over entrará em produção dentro de, sensivelmente, três anos, ou seja, em 2025, precisamente na fábrica-mãe da Alpine, em Dieppe.
Primeiro passo de um plano estratégico que deverá permitir à Alpine continuar a desenvolver automóveis desportivos de elevado desempenho, mas também totalmente elétricos, o GT X-Over é, no entanto, apenas um dos três modelos totalmente novos que a marca anunciou, pela primeira vez, no princípio de 2021. Sendo que, além deste, a Alpine deverá dar a conhecer um modelo compacto, além de uma nova versão do atual A110.
Lançamentos com data-limite fixada em 2026, do GT X-Over, o fabricante avança que terá por base a mais recente plataforma CMF-EV. Opção que, inclusivamente, obrigará a adaptar as instalações de Dieppe para poder trabalhar com esta plataforma e produzir um automóvel que, sublinha a Alpine, surgirá com características e equipamentos inovadores no segmento.
LEIA TAMBÉM
A pensar em 2022. Alpine apresenta renovado A110
De resto e graças a estas particularidades, o Alpine GT X-Over tornar-se-á, igualmente, o primeiro automóvel 100% elétrico a ser fabricado na região francesa da Normandia.
Aliás e também em homenagem ao designer, piloto de topo e fundador da Alpine, Jean Rédélé, a fábrica da marca em Dieppe passa a chamar-se 'Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé'.