Alpine despede-se do A110 com duas novas versões especiais

A Alpine assinalou a despedida do A110 com uma renovação de gama e duas novas versões especiais: o R 70 e o GTS. Daqui em diante, a histórica marca francesa de desportivos dedicar-se-á apenas aos carros elétricos.

Para assinalar o "fim de linha" para o A110, a Alpine atualizou a gama e introduziu duas novas versões especiais: o R 70 e o GTS.

O desportivo deixará de ser produzido dentro de um ano, no seguimento da anunciada transição da marca francesa para um futuro apenas com carros elétricos, iniciada com o hot-hatch elétrico A290.

Começando pelo R 70, que assinala o 70.º aniversário da Alpine, trata-se de uma versão especial que tem por base o A110 R, lançado em 2022, e que terá uma produção limitada a 770 unidades.

No exterior, dispõe de vários componentes em fibra de carbono, como o spoiler traseiro e o capot, para reduzir ainda mais o peso. Contudo, o que mais salta à vista é a cobertura traseira, também em fibra de carbono, que tapa todo o óculo traseiro.

Além dos vários logótipos alusivos ao 70.º aniversário, tanto no interior e exterior, o R 70 estará disponível com uma palete de 10 cores para a carroçaria, quatro tons personalizados para o interior, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e um sistema de escape da Akrapovič.

Edição especial "Tricolour"

Também disponível estará uma edição ainda mais limitada, chamada "R 70 Tricolour". Terá uma produção limitada a 70 carros azuis, 70 brancos e 70 vermelhos, como uma alusão à bandeira francesa e às cores de três Alpine A106 utilizados na estreia oficial da marca francesa, em 1955.

Nova versão GTS

Quanto ao novo A110 GTS, vem substituir as versões GT e S, com objetivo de combinar os melhores argumentos das duas propostas.

O seu chassis é baseado na versão S, mas recebe os apêndices aerodinâmicos da versão R, como um splitter frontal, saias laterais, um difusor e spoiler traseiros.

Para os clientes que optem por esta versão, estarão disponíveis jantes forjadas de 18 polegadas, equipadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, seis opções de cores e um interior em pele cinzenta com apontamentos em fibra de carbono.

Tal como o R 70, também o GTS recorre ao conhecido motor de 1,8 litros turbocomprimido, a debitar 300 cv de potência e 340 Nm de binário.

Contudo, o GTS cumpre os 0 aos 100 km/h em 4,2 s e atinge 275 km/h de velocidade máxima (que desce para 260 km/h com o kit aerodinâmico), enquanto o R 70 cumpre o mesmo exercício em 3,9 s e atinge os 285 km/h de velocidade máxima.

A partir de 65 mil euros

Apesar da renovação da gama Alpine A110, o modelo de entrada da gama continua a estar disponível, mas a debitar 252 cavalos de potência.

Qualquer uma das versões da gama estará disponível para encomenda a partir do início de março de 2025. Os preços das respetivas versões ficam organizados da seguinte forma:

  • Alpine A110 R 70 – 122.500 euros (antes de impostos);
  • Alpine A110 GTS – 79.500 euros (antes de impostos);
  • Alpine A110 – 65.000 euros (antes de impostos);