Os destinos da Alpine passam a ser conduzidos por um novo CEO e a equipa de F1 vai ter um novo diretor técnico, na sequência do abandono de Cyril Abiteboul.
Laurent Rossi foi nomeado CEO da Alpine, a submarca desportiva da Renault, e irá reportar diretamente a Luca de Meo, CEO da Renault.
Anteriormente, Laurent Rossi ocupava o cargo de diretor de estratégia e desenvolvimento de negócio do Grupo Renault.
A Alpine também irá ficar com a equipa de Fórmula 1 da Renault. O chefe da escuderia francesa Cyril Abiteboul foi designado CEO da Alpine em setembro, mas irá deixar a equipa, a marca e a Renault.
Diretor desportivo da Renault F1 Team
Abiteboul era o responsável da equipa desde 2016, quando a Renault regressou à categoria máxima do automobilismo mundial como equipa de fábrica. A sua gestão da equipa foi sólida e tornou-a numa das mais fortes do meio do pelotão.
"Gostaria de agradecer ao Grupo Renault por ter depositado a sua confiança em mim durante tantos anos, particularmente com o relançamento e a reconstrução da equipa desde 2016," comentou Cyril Abiteboul.
"As fundações sólidas da equipa de automobilismo e as relações em França e Inglaterra estabelecidas durante estes anos, a evolução estratégia do desporto para um modelo economicamente mais sustentável e o mais recentemente o projeto Alpine que proporciona um renovado sentido de significado e dinamismo, tudo aponta numa excelente trajetória".
Embora a equipa de Fórmula 1 da Renault não tenha alcançado os objetivos pretendidos, a temporada de 2020 foi uma das melhores e o regresso à categoria do bicampeão mundial Fernando Alonso em 2021, as perspetivas parecem animadoras.
LEIA TAMBÉM
A Alpine adere à moda dos Crossovers com este A110 SportsX
"Gostaria de agradecer ao Cyril pelo seu envolvimento incansável, que acabou por conduzir a Renault F1 Team do penúltimo lugar em 2016 até aos lugares no pódio na temporada", comentou Luca de Meo, CEO da Renault. "O seu trabalho impressionante na Fórmula 1 desde 2007 permitiu-nos encarar o futuro, com uma equipa forte e a nova Alpine F1 Team está preparada para conquistar lugares no pódio neste ano".
O novo diretor de equipa ainda não é conhecido, mas tudo aponta para Marcin Budkowski, o autor diretor técnico da equipa. Outro nome referido é o de Davide Brivio, o antigo chefe de equipa de MotoGP da Suzuki.