Alpine A390: imagens oficiais antecipam estreia em maio

A Alpine divulgou imagens dos testes de desenvolvimento do seu primeiro crossover elétrico, o A390. O modelo de produção terá três motores, um sistema de vectorização ativa do binário e será revelado no dia 27 de maio.

A Alpine encontra-se prestes a terminar os testes de desenvolvimento do seu primeiro crossover elétrico, o A390, cujo lançamento está previsto para maio deste ano.

A marca francesa divulgou novas imagens do protótipo camuflado a ser testado na região selvagem da Lapónia, onde está a ser submetido a testes de resistência às temperaturas geladas.

Apesar da camuflagem, é possível perceber que a versão de produção manterá muitos dos elementos de design do protótipo “A390_β”, apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2024.

Continua presente uma “barbatana”, que atravessa o centro da carroçaria, assim como a barra de luzes diurnas na dianteira. Na traseira, também ganhou um pequeno spoiler.

A Alpine confirmou já que o carro de produção terá cinco lugares (o protótipo tinha apenas quatro bancos desportivos) e que medirá 4,62 m de comprimento, 1,53 m de altura e 1,89 m de largura.

Sistema de vectorização do binário

A escolha da Lapónia como palco para os testes de desenvolvimento também está a servir para aperfeiçoar os sistemas de vectorização do binário e de controlo de estabilidade do A390. Os quais, segundo a marca, serão fundamentais para conferir um carácter de condução semelhante ao desportivo A110.

O A390 utiliza a plataforma Ampr Medium EV do Grupo Renault, também utilizada no Renault Megane E-Tech, e posicionar-se-á  como um rival de modelos como o BMW iX2 ou o Tesla Model Y.

A marca afirma que o crossover, que utilizará um motor elétrico à frente e dois atrás, será capaz de proporcionar uma “dinâmica de condução de automóvel leve”. Configuração que, segundo o CEO da Alpine, Philippe Krief, também será aplicada no próximo A110 elétrico.

Mais detalhes em maio

A Alpine não adiantou informações sobre a bateria, a autonomia ou a potência que o seu primeiro SUV elétrico poderá ter.

Contudo, Robert Bonetto, vice-presidente da Alpine Engineering, disse à Autocar que o A390 “não tem como objetivo ser o mais rápido” ou o mais potente do seu segmento. Em vez disso, vai oferecer “os níveis corretos [de autonomia e de potência]”, de forma a manter-se "competitivo”, afirmou.

Quanto ao preço, as declarações do CEO da Alpine fazem prever um valor na ordem das 100 mil libras (aproximadamente 119.456 mil euros, na taxa de câmbio atual), o que deverá levar a volumes de produção mais baixos que o dos rivais.