Chega em 2024. Alpine apresenta o "raçudo" A290 Beta

A Alpine deu a conhecer o concept A290 Beta, concept muito próximo da produção e cujo lançamento está já agendado para 2024

A Alpine deu a conhecer o concept A290 Beta, concept muito próximo da produção que deverá dar origem a uma versão mais "radical" do futuro Renault 5 elétrico. Embora e no caso do Alpine, com uma estética mais "raçuda", chassis reajustado e mais potência.

Com lançamento previsto, desde já, para a segunda metade de 2024, segundo noticia a Automotive News Europe, o concept Alpine A290 Beta apresenta-se como um pequeno hatchback 100% elétrico, desenvolvido a partir do futuro Renault 5 e com base na mesma plataforma CMF-B EV que servirá, igualmente, o próximo Nissan Micra.

A Alpine garante que o A290 Beta é um concept já muito próximo da versão de produção
A Alpine garante que o A290 Beta é um concept já muito próximo da versão de produção

Produzido em Douai, no norte de França, o A290 Beta anuncia-se com um comprimento de 4,050 metros, 1,850 m de largura e 1,480 m de altura, ou seja, o mesmo comprimento do Renault 5, acrescido de mais 50 mm de largura e 40 mm na altura. Sendo que, a marcar a estética exterior, um esforço que os responsáveis da Alpine garantem ter sido no sentido de maximizar a aerodinâmica, mais do que o visual.

LEIA TAMBÉM
Alpine Alpenglow estreia com motor de combustão a hidrogénio

Ainda assim, nota para as luzes dianteiras a fazer lembrar o A110 original e luzes traseiras a remeterem para o carro de corridas de resistência A470, assim como para as rodas de 20" com padrão quadrado e pneus Michelin, com letras brancas em relevo, especialmente concebidos para o modelo, e que a Alpine garante que transitarão para o modelo de produção.

Com dois motores elétricos

Posicionando-se como uma espécie de rival directo de modelos como o Abarth 500e ou de futuras propostas como o Cupra UrbanRebel ou o Mini Electric, o mais pequeno dos Alpine deverá recorrer a um trem de força composto por dois motores elétricos, a par de um botão que garante uma explosão de potência por não mais que 10 segundos, um pouco à imagem do que acontece com os monolugares de F1, e que visa permitir ultrapassagens mais seguras.

O A290 Beta conta com dois motores elétricos, cuja potência combinada não foi ainda divulgada
O A290 Beta conta com dois motores elétricos, cuja potência combinada não foi ainda divulgada

Este novo botão, com a designação "Push to Pass", tornar-se-á, de resto, uma presença nos futuros modelos de produção da Alpine, embora com a garantia deixada, desde já, pelos responsáveis do fabricante, de que será ajustado de forma a que apenas possa ser utilizado em condições de total segurança.

Quanto à bateria e embora a Renault tenha já admitido a possibilidade do A290 Beta vir a dispor de uma química distinta da do Renault 5, o que também poderá significar que será a start-up Verkor, e não os parceiros LG Chem e a AESC Envision, a fornecerem este componente, tal não foi ainda confirmado pela Alpine.

A apostar na condução

Embora e para já, com interior mais conceptual, desde logo, devido à configuração de apenas três lugares, com o condutor ao centro, colocado perante um volante onde surge aplicado o botão "Push to Pass", o interruptor para selecção dos modos de condução e o ajuste do nível de intervenção do ABS, a promessa, ainda, de várias soluções tecnológicas destinadas a "afinar" o desempenho dinâmico.

O interior é o aspecto mais conceptual (e distante da realidade) no Alpine A290 Beta
O interior é o aspecto mais conceptual (e distante da realidade) no Alpine A290 Beta

Nomeadamente, uma suspensão traseira Multilink, sistema de vectorização de binário e sistema de travagem Brembo com quatro pistões.