Depois dos teasers, a Alpine acaba de dar a conhecer a nova versão do seu desportivo A110, intitulada, apenas e só, 'R'. Neste caso, sinónimo de menor peso, mais apoio aerodinâmico, e os já conhecidos 300 cv. Disponível este mês de outubro... em França.
Descrita, pelo próprio fabricante, como a versão mais focada, até ao momento, na condução e no condutor, o Alpine A110 'R' tem, contudo, na base, o mesmo quatro cilindros 1,8 litros turbo que impulsiona, por exemplo, a versão 'S'. Debitando, inclusivamente, os mesmos 300 cv e 340 Nm de binário dos "irmãos".
No entanto e apesar deste (suposto) equilíbrio de argumentos, inclusivamente, na forma como a potência é enviada apenas para as rodas traseiras, através de uma transmissão de dupla embraiagem e sete velocidades, a verdade é que as diferenças começam a fazer-se notar, desde logo, nas prestações. Com o A110 'R' a conseguir acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e atingir os 285 km/h de velocidade de máxima, ao passo que o A110 'S' fica-se pelos 4,2 segundos e 275 km/h.
Mais imagens do exterior abaixo
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/AlpineA110R2022Galeria_capot.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/AlpineA110R2022Galeria_jantetraseira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/AlpineA110R2022Galeria_asatraseira.jpg]Com menos peso…
Na base destes ganhos, está, desde logo e segundo assume a própria marca Alpine, uma redução de 34 kg no peso total do 'R', o qual passa assim a anunciar não mais que 1.082 kg. Feito conseguido através de uma utilização intensiva da fibra de carbono.
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Entre os componentes fabricados nesta fibra, está o capot, redesenhado para incluir duas entradas de ar, e que assim perde 2,9 kg no seu; rodas também em carbono, cujo peso face à solução tradicional cai 12,5 kg; os assentos Sabelt feitos de uma peça única e equipados com cintos de seis pontos, mas que "cortam" mais 5 kg; e, finalmente, o óculo traseiro produzido no mesmo material, que deixa assim de ser transparente, sendo que a marca francesa também não revela o corte no peso que tal solução representa.
… e mais downforce
Depois e já a pensar também num acréscimo de apoio aerodinâmico, outro dos factores que torna este A110 'R' mais rápido que o 'S', um difusor dianteiro em carbono mais amplo e com aletas maiores (inclusivamente, aletas verticais mais grossas e que reduzem a turbulência aerodinâmica), sendo auxiliado igualmente por capotas nos braços da suspensão traseira; saias laterais também em carbono que contribuem para alargar a base do desportivo, ao mesmo tempo que reduzem a turbulência e protegem a roda traseira do vento; e um spoiler traseiro em carbono com montagem tipo pescoço de cisne e que adiciona 29 kg de downforce. Valor a que se junta, ainda, os 14 kg garantidos pelas aberturas na frente.
Mais imagens do interior abaixo
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/AlpineA110R2022Galeria_bancosSabelt.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/AlpineA110R2022Galeria_habitáculo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/AlpineA110R2022Galeria_consolacentral.jpg]Finalmente e também a ajudar ao desempenho, não apenas uma menor altura ao solo (-10 mm), como também barras estabilizadoras 10% mais rígidas à frente e 25% mais firmes atrás, a que se juntam, ainda, molas 10% também mais firmes. Sendo que, a juntar a estes, amortecedores ajustáveis manualmente segundo uma de 20 configurações diferentes de batida e retorno, além de discos de travão em material composto, surgindo escondidos por detrás de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 semi-slicks.
Sobre a sonoridade, a promessa da Alpine de se mostrar substancialmente diferente da emitida pelo 'S', graças a um novo sistema de escape, com tubos de parede dupla e já sem válvula de escape. O que, em conjunto com a redução do isolamento acústico e, nomeadamente, a substituição da divisória de vidro que separa o cockpit do compartimento do motor, por uma nova em alumínio, promete volumes de som bem mais altos.
Azul como o F1
Quanto à estética, o Alpine A110 'R' anuncia-se com um cor própria de lançamento Racing Mate Blue, "importada" do monolugar de Fórmula 1 da marca francesa, complementada, já no habitáculo, por revestimento em microfibra, em praticamente todas as superfícies. E, isto, sem esquecer as já referidas bacquets e a total falta de visibilidade traseira...
Também no escuro, está o preço que a marca pensa pedir por este A110 'R', apesar da abertura do período de encomendas estar prevista, em França, já para este mês de outubro.