A Alpine decidiu assinalar o centenário das míticas 24 Horas de Le Mans, com o lançamento de uma nova edição, especialíssima, do seu A110 R, denominada, precisamente, Le Mans. Da qual, acrescente-se, só serão feitas um total de 100 unidades, com um preço unitário de 140 mil euros, mais IVA.
Com apresentação desde já agendada para o próximo fim-de-semana de 10 e 11 de junho, data em que se realizará a 100.ª edição daquela que é uma das mais icónicas corridas de resistência em todo o mundo, o Alpine A110 R Le Mans tem por base, como o próprio nome deixa antever, a já conhecida versão A110 R, já por si marcada pela utilização extensiva do carbono no tejadilho, rodas, asa vertical e bacquets monboloco Sabelt Track.
De resto e graças também à redução no peso, resultante da opção pela fibra de carbono, o A110 R Le Mans consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h, mesmo sem quaisquer alterações no motor, em apenas 3,9 segundos, terminando com uma velocidade máxima anunciada de 285 km/h.
LEIA TAMBÉM
Mais leve e aerodinâmico. Alpine desvenda o radical A110 R
Já no capítulo técnico, destaque para a introdução de um "taco" Road & Track, inovação patenteada pela Alpine que rebaixa e endurece a suspensão do carro, em 5%, de forma a garantir uma maior estabilidade em pista. Sendo que, a própria suspensão, ganha novo ajuste.
A marcar, ainda, a diferença, uma pintura exclusiva denominada '24H de Le Mans', em tons de azul e branco, complementada com a assinatura oficial das 24 Horas de Le Mans nos guarda-lamas dianteiros, soleiras laterais, apoios de cabeça em microfibra dos bancos e na placa numerada que faz parte de cada uma das unidades produzidas em Dieppe.
Finalmente, a gravação a laser do circuito La Sarthe, na pala de sol.
Preço a partir de 140.000€… sem IVA
Com uma produção limitada a apenas 100 unidades, o Alpine A110 R Le Mans vai poder ser encomendado, já a partir de amanhã, dia 8 de junho, em França, onde terá como preço de arranque, ainda antes de impostos, 140.000 Euros.
No entanto, todos os 100 clientes que consigam reservar uma unidade, têm também garantida a integração no chamado 'Band of Racers' da Alpine, através do qual terão acesso exclusivo às instalações da Alpine Elf Endurance, em 2024, na manhã do início da corrida, para dar uma volta ao circuito, naquela que é a sua configuração completa, a bordo do seu A110 R Le Mans.